Políticas de Comunidade nos Terrenos da Educação

Nome: SUZANA MARIA GOTARDO CHAMBELA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/07/2011

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA LUCIA COELHO HECKERT Orientador
KATIA FARIA DE AGUIAR Examinador Externo
LILIAN ROSE MARGOTTO Examinador Interno

Resumo: RESUMO

A presente pesquisa, realizada numa escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do interior do estado do Espírito Santo, vinculada à formação agropecuária se propôs a investigar o que designamos por políticas de comunidade: as formas que recebem o nome comunidade, o campo de forças que as produzem, seus usos e significações. Procuramos com isso: analisar como o objeto historicamente construído comunidade tem sido operado nos terrenos da educação; colocar o objeto comunidade sob o crivo da história, bem como a naturalização presente na expressão relação escola-comunidade; analisar as práticas que se produzem sob o nome comunidade e os efeitos de realidade que essas práticas produzem; afirmar um conceito de comunidade que comporte as experiências vividas na escola em questão. Ao longo do texto buscamos mostrar o quanto essas políticas de comunidade são diversas, operando tanto capturas, segmentações e movimentos individualizantes, quanto práticas solidárias, coletivas e de alteridade. Trata-se de uma incursão que passa por formas-comunidade cristalizadas, bem como pela produção de outros modos comunitários possíveis/experimentados no percurso deste trabalho.

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