Estágio de docência e outras informações

Norma geral sobre os Estágios de Docência:O Estágio de Docência é obrigatório para todos os alunos que estejam na condição de bolsistas da CAPES/DS, conforme previsto na Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, e opcional para os demais alunos.
Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, de 14 de abril de 2010:
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Art. 18. O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:
I - para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;
II - para o programa que possuir apenas o nível de mestrado, a obrigatoriedade do estágio docência será transferida para o mestrado;
III - as Instituições que não oferecerem curso de graduação, deverão associar-se a outras Instituições de ensino superior para atender as exigências do estágio de docência;
IV - o estágio de docência poderá ser remunerado a critério da Instituição, vedado à utilização de recursos repassados pela CAPES;
V - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado;
VI - compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;
VII - o docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;
VIII - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.
IX - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;
X - a carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais.Observações Específicas do Programa sobre os Estágios de Docência:
Estágio de docência:

A disciplina Estágio em Docência, de caráter obrigatório, tem se constituído como uma ação de integração entre graduação e pós-graduação, uma vez que se consolida por meio de acompanhamento de aulas para a graduação, coorientação de pesquisas de iniciação científica e supervisão de atividades de extensão. Esta integração pode ser visualizada na descrição dos projetos coordenados por professores do Programa.

Observa-se que o Estágio em Docência tem estimulado os alunos de graduação a darem continuidade aos seus estudos em nível de pós-graduação. No que se refere aos mestrandos, a experiência em docência tem provocado interferências positivas nos rumos de suas pesquisas e também na continuidade de seus estudos em nível de doutorado, bem como possibilitado sua inserção como docentes em cursos de nível superior após a conclusão do mestrado.

Detalhamento da Disciplina Estágio em Docência:

Objetivo:

Capacitar o discente para o exercício da docência (ensino, pesquisa e extensão).

Competências:

Desenvolver, de modo analítico-propositivo, o exercício de atividades de ensino;
Articular o desenvolvimento de tecnologias sociais por meio de pesquisa e projetos de extensão.

Habilidades:

Apresentar ideias e desenvolvê-las em público;
Planejar, acompanhar e executar estratégias didáticas e avaliativas em disciplinas na graduação;
Planejar, participar da orientação e acompanhar atividades de Iniciação Científica, em grupos de pesquisa, através da participação efetiva junto a alunos da graduação;
Desenvolver estratégias e acompanhar a inserção social em políticas públicas, junto às atividades de extensão.

O Estágio em Docência tem sido realizado nas seguintes modalidades:

  • Acompanhamento de disciplinas para a Graduação em Psicologia ou nos demais cursos para os quais o departamento de Psicologia oferece disciplinas (Licenciaturas, Serviço Social, Odontologia, etc.), sob a responsabilidade do Professor Orientador.
  • Acompanhamento de Projetos de Pesquisa de IC – Coorientação de alunos de graduação em PIBIC ou PIVIC sob a responsabilidade do Professor Orientador.
  • Acompanhamento de Projetos de Extensão – Compartilhamento da Supervisão das atividades de extensão do Professor Orientador.

A realização do Estágio em Docência em Disciplinas da Graduação é efetuada por meio de decisão do Colegiado da Pós-Graduação em articulação com o Departamento de Psicologia, tendo como critério a conexão entre o conteúdo programático das mesmas e os estudos/pesquisas desenvolvidos pelo mestrando.

O desenvolvimento relacionado à pesquisa e à extensão se consolida nos projetos em que os mestrandos encontram-se vinculados.

No ano de 2012, 12 alunos realizaram o Estágio em Docência, sob a orientação de seus respectivos professores orientadores.

Em 2012, além das atividades previstas, houve a consolidação de uma atividade inovadora, incorporada à disciplina, com a realização do Seminário Intercessões Metodológicas, no qual os discentes apresentaram e debateram seus respectivos projetos de pesquisa para docentes internos e externos e alunos de graduação e pós-graduação. Tal atividade objetivou desenvolver a habilidade dos mestrandos de apresentar, articular ideias e desenvolvê-las em público, além de propiciar o diálogo com avaliadores externos.

O acompanhamento do processo de realização do Estágio em Docência é efetuado pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Estágio em Docência que tem como atribuição: a) formular diretrizes para a realização do estágio em docência; b) avaliar os relatórios encaminhados pelo mestrando em estágio em docência e seu respectivo orientador; c) encaminhar ao colegiado do PPGPSI avaliação anual da experiência de Estágio me Docência indicando propostas de sua reformulação quando for o caso; d) obter informações junto à câmara departamental e ao colegiado dos cursos no tocante aos impactos do Estágio em Docência na formação em Graduação.

A experiência com o Estágio em Docência tem sido avaliada positivamente por parte dos mestrandos, de seus orientadores e pelos discentes de graduação.

Acesso à informação
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