Projetos de Extensão do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento

CRRESCES

O Centro Regional de Referência em crack e outras drogas de Serra e de Cariacica/ES (CRRESCES) é parte de uma Política Pública Federal interministerial e dedica-se à atividades de pesquisa e extensão universitária em Dependência Química. A atividade de extensão atual é a formação profissional permanente de servidores públicos para a intervenção integral e intersetorial com usuários de drogas e seus familiares. Tais servidores fazem parte dos Sistemas de Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, Justiça e Ministério Público de municípios parceiros.

As atividades de pesquisa atuais incluem a análise comportamental da cultura em políticas públicas sobre drogas e a prevenção do uso arriscado de drogas nas escolas. No campo da prevenção, atua em parceria com o Programa de Estudos e Atenção às Dependências químicas/PRODEQUI, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). A parceria inclui o acompanhamento dos educadores capixabas formados no “Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas” do PRODEQUI, parte do Programa Saúde na Escola, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, e da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC). O professor Doutor Elizeu Borloti coordena o CRRESCES e sua equipe interdisciplinar (assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, psicólogo e terapeuta ocupacional) advinda do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), com história de vínculo nos Programas de Pós-Graduação da UFES (PPGPS, PPGCF, PPGP e PPGPSI) e com formação acadêmica e atuação profissional em Dependência Química ou áreas de interface (Saúde Mental, Políticas Públicas, Terapia Comportamental, Terapia Cognitiva, Atenção Psicossocial, Psicologia Clínica, Saúde Pública, Psicofarmacologia, Neurologia e Neurotoxicologia).

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.