Indicadores do processo reflexivo de decodificação da comunicação não verbal em adultos jovens e adultos

Resumo: O objetivo do presente projeto é construir um protocolo de observação e avaliação do processo reflexivo de decodificação da comunicação não verbal em adultos jovens e adultos do sexo feminino e do sexo masculino. Pretende-se descrever os aspectos observáveis do processo reflexivo de decodificação da comunicação não verbal eliciado a partir de uma situação problema, representada pela interação entre dois personagens em dez trechos de filmes envolvendo cinco diferentes contextos (familiar, amoroso, de amizade, de trabalho, de encontros ao acaso). Para tanto, serão conduzidos dois estudos com amostras e procedimentos diferenciados. No primeiro estudo, dez trechos de filmes pré-selecionados contendo situações problema de comunicação não verbal serão apresentados a oito juízes independentes para a listagem detalhada dos sinais não verbais presentes. A análise estatística de fidedignidade entre juízes (coeficiente Kappa) determinará os sinais não verbais que comporão uma listagem definitiva dos mesmos em cada cena. No segundo estudo, esses mesmos dez trechos de filmes pré-selecionados contendo situações problema de comunicação não verbal serão apresentados a 30 indivíduos. Os participantes serão instruídos a verbalizar em voz alta o que estiverem pensando, enquanto assistem ao filme e interpretam o que está ocorrendo na cena. Após essa etapa, eles responderão a uma entrevista semi-estruturada. As seções serão filmadas e as verbalizações transcritas e submetidas à análise qualitativa para a categorização em temáticas significativas. Ao final, os dados dos dois estudos serão contrastados para a construção de um protocolo de registro e avaliação do processo de decodificação de sinais não verbais. Espera-se como resultados a elaboração de um protocolo de registro e avaliação do processo de decodificação da comunicação não verbal e a padronização de dez trechos de filme quanto ao número e tipos de sinais não verbais, de informações contextuais gerais e de ações presentes, a ser utilizada em metodologias dinâmicas de observação e avaliação de habilidades sociais e do processo reflexivo da consciência.

Data de início: 02/03/2009
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado GLENDA ALMEIDA PRATTI
Coordenador MARIANE LIMA DE SOUZA
Transparência Pública
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