Relações entre sujeito e objeto social: estudo correlacional das variáveis associadas aos processos de pensamento social em trabalho e relacionamentos interpessoais

Resumo: a proposta de pesquisa visa construir escalas válidas e confiáveis para as dimensões psicossociais mencionadas de implicação e comunicação para posteriormente caracterizar as relações dessas duas classes de variáveis – implicação e comunicação – entre si e também em termos da estrutura das representações sociais de objetos sociais pertinentes para grupos de jovens universitários. A escolha por essa população justifica-se devido à complexidade de algumas técnicas metodológicas utilizadas, e à necessidade de certo contingente de participantes para estudos empíricos; cabe apontar que a maior parte dos estudos de pesquisa básica ligados à abordagem estrutural foi realizado junto a estudantes universitários. Esse foi o principal grupo contemplado nas pesquisas que deram origem aos principais desenvolvimentos teóricos da abordagem estrutural, como a teoria do núcleo central, o modelo dos esquemas cognitivos de base, o modelo bidimensional, os efeitos de mascaramento (zona muda) e o modelo da implicação, entre outros. Os objetos que serviram para verificar as hipóteses e construir essas teorias foram também bastante variados: o grupo ideal, a empresa, o trabalho, os ciganos, o estudo superior.
Pretende-se coletar informações junto a estudantes de diferentes contextos universitários brasileiros (Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraíba), de modo a garantir maior generalidade dos resultados, acerca de objetos que sejam pertinentes para o grupo, fazendo parte de seu cotidiano: curso universitário, emprego, namoro e amizade, todos potenciais objetos de representação social para esse grupo. Emprego faz parte da esfera do trabalho, objeto social clássico de pesquisas (Flament, 1994; Moliner, 1996; Milland, 2002), assim como curso universitário também encontra-se muito próximo de ensino superior, outro objeto bastante estudado (Moliner, 1996; Mugny, Moliner & Flament, 1997; Tafani, 2001; Lheureux, Rateau & Guimelli, 2008). Amizade e namoro, por sua vez, referem-se a assuntos muito presentes no meio de jovens universitários; exemplo da possibilidade de abordar esses temas como objeto de representação social é o estudo de De Andrade e Wachelke (no prelo) sobre representações sociais sobre relacionamentos de casal.

Data de início: 01/08/2011
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE
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