Representações e práticas sociais de universitários em relação a saúde mental

Resumo: A entrada e permanência na universidade nem sempre se dá de forma tranquila para os estudantes uma vez que se estes deparam com exigências de um novo universo, para as quais, muitas vezes, não se sentem preparados. Além disso, há uma série de outras questões que não dizem respeito diretamente ao contexto universitário, mas que podem impactar na forma como os discentes lidam com o mesmo, tais como, vivências familiares disfuncionais, necessidade de conciliação com exercício profissional, ausência de uma rede de suporte social, problemas prévios de saúde, entre outros. Investigar como estudantes entendem e lidam com a saúde mental neste momento em que precisam dar conta de demandas da universidade mostra-se relevante, sobretudo se considerarmos o cenário atual em que atravessamos a pandemia do vírus SARS-COV-19, que impõe uma série de novas exigências, inclusive do ponto de vista acadêmico. Também revela-se importante verificar se há diferenças de gênero na forma como estudantes compreendem e lidam com tais questões. Nesta direção, pretende-se realizar um estudo quanti-quali com estudantes de ambos os sexos de universidades púbicas da região sudeste.

Data de início: 22/06/2021
Prazo (meses): 30

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado HELLEN CHAVES RABELO MAÇÃO
Aluno Mestrado VANESSA SANTA ROSA MAZZEI
Coordenador SABRINE MANTUAN DOS SANTOS COUTINHO
Transparência Pública
Acesso à informação

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