NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS E PRÁTICA DE ROLE-PLAYING GAME (RPG) DE MESA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Nome: ANA CAROLINA MARTINS BRAGA

Data de publicação: 22/09/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Orientador

Resumo: Quando a COVID-19 se tornou um problema de saúde mundial, pouco se conhecia sobre o vírus.
Antes do desenvolvimento das vacinas, as principais medidas para combater a sua proliferação
foram as medidas de distanciamento social. Todo esse período foi acompanhado de muitos agentes
estressores e as necessidades psicológicas básicas de autonomia, de competência e de
pertencimento, que repercutem diretamente no bem-estar dos indivíduos, pareceram ter sido
afetadas por esse contexto de pandemia. Jogos, nesse cenário, podem ter se tornado atrativos por

conseguir satisfazer necessidades psicológicas básicas que a vida cotidiana não conseguia. O role-
playing game (RPG) de mesa é jogado em grupo, é colaborativo, é interativo e proporciona uma

construção coletiva de um mundo social. Suas características o tornam um jogo que parece ter
muito a contribuir na satisfação dessas necessidades, por isso o objetivo dessa pesquisa foi
investigar a prática sistemática do RPG de mesa e sua relação com as necessidades psicológicas
básicas durante o período de pandemia da COVID-19, à luz da Teoria das Necessidades
Psicológicas Básicas que integra a Teoria da Autodeterminação. A pesquisa foi dividida em três
fases, todos os seus participantes jogavam RPG de mesa e, para participar da fase seguinte, foi
necessário ter participado da fase anterior. Foi utilizado um questionário na primeira fase, foi
utilizado um questionário, a The Basic Psychological Need Satisfaction and Frustration Scale, a
Ubisoft Perceived Experience Questionnaire e a Problem Videogame Playing na segunda fase, e
foi realizada uma entrevista semiestruturada na terceira fase. Os resultados pareceram indicar que
a prática do RPG de mesa ajudou a satisfazer as necessidades psicológicas básicas, principalmente
a necessidade de pertencimento, e ajudou a minimizar os efeitos dos agentes estressores provocados
por esse período de pandemia. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para os estudos sobre
potenciais benefícios da prática de jogos no bem-estar em momentos de crise.

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