VIVÊNCIAS DIANTE DO DESLIGAMENTO INSTITUCIONAL COMPULSÓRIO: A PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES NA IMINÊNCIA DA MAIORIDADE

Nome: IVY CAMPISTA CAMPANHA DE ARAUJO

Data de publicação: 26/04/2023

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LUZIANE ZACCHE AVELLAR Orientador

Resumo: Campanha-Araujo, I. C. (2023). Vivências diante do desligamento institucional compulsório: a perspectiva de adolescentes na iminência da maioridade. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo.

De acordo com os marcos regulatórios no campo do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, o acolhimento institucional de crianças e adolescentes se configura como um momento de apoio transitório. Não obstante, alguns adolescentes não voltam para casa nem são adotados, resultando, muitas vezes, na situação de institucionalização até a maioridade. É nesse cenário que ocorre a experiência do desligamento institucional por maioridade. A partir dos relatos dos adolescentes, o objetivo desse estudo foi compreender as vivências do adolescente na iminência do desligamento institucional compulsório, tendo a Teoria do Amadurecimento Humano de Winnicott (TAHW) como fio-condutor para compreensão do fenômeno em questão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada em um estudo de caso múltiplo. O método consistiu na aplicação dos instrumentos: entrevistas semiestruturadas, diário de campo e técnica da Linha da vida, que foram realizados junto a seis adolescentes em situação de acolhimento institucional, totalizando vinte e cinco entrevistas, realizadas por meio de dezesseis inserções no campo. A análise dos resultados evidenciou que os participantes se mobilizaram mais para falar sobre as perdas e ganhos de se viver em uma instituição, do que do desligamento institucional, demonstrando saúde emocional em desejar viver a imaturidade inerente a um adolescer rumo à integração. Um participante não conseguiu atribuir nenhum sentido de ganho ao processo de estar em acolhimento e perdeu sua vida ao longo dos procedimentos de escuta realizados por esta pesquisa. Os participantes ouvidos em todas as etapas da pesquisa, apesar das ambiguidades presentes em seus relatos, consideravam a instituição como um espaço no qual encontravam um ambiente suficientemente bom. Foi observado também que os adolescentes pontuaram não se sentir apoiados por nenhuma outra política pública, além daquelas a que tinham acesso por meio da instituição. Conclui-se que a pesquisa possibilitou a ampliação de informações a respeito do adolescer em situação de acolhimento institucional e das expectativas e angústias relativas ao processo de ser desligado compulsoriamente da instituição. Destacou-se ainda que políticas de apoio e suporte aos adolescentes e ao Serviço de Acolhimento Institucional poderiam auxiliar a vivência dos desafios apresentados pelos adolescentes.

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