Necessidades psicológicas básicas e prática de role-playing game (RPG) de mesa durante a pandemia de COVID-19

Nome: ANA CAROLINA MARTINS BRAGA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Orientador
CLAUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL Suplente Interno
FRAULEIN VIDIGAL DE PAULA Suplente Externo
HUGO CRISTO SANTANNA Examinador Interno
SIMONE CHABUDEE PYLRO Examinador Externo

Resumo: Quando a COVID-19 se tornou um problema de saúde mundial, pouco se conhecia sobre o vírus. As principais medidas de combate a proliferação do vírus foram medidas de distanciamento social, até que foram desenvolvidas vacinas e se iniciou a vacinação em massa. Todo esse período foi acompanhado de muitos agentes estressores e as necessidades psicológicas básicas de autonomia, de competência e de pertencimento, que repercutem diretamente no bem-estar dos indivíduos, parecem ter sido afetadas por esse contexto de pandemia. Jogos, nesse cenário, podem ter se tornadoatrativos por conseguir satisfazer necessidades psicológicas básicas que a vida cotidiana não conseguia. O role-playing game(RPG) de mesa é jogado em grupo, é colaborativo, é interativo e proporciona uma construção coletiva de um mundo social. Suas características o tornam um jogo que parece ter muito a contribuir quanto a satisfação dessas necessidades, por isso o objetivo dessa pesquisa foi investigar a prática sistemática do RPG de mesa e sua relação com as necessidades psicológicas básicas durante o período de pandemia da COVID-19, à luz da teoria da autodeterminação. A pesquisa foi dividida em três fases e para participar da fase seguinte foi necessário ter participado da fase anterior, todos os participantes jogavam RPG de mesa com alguma frequência. Foi utilizado um questionário na primeira fase, foi utilizado um questionário, a The Basic Psychological Need Satisfaction and Frustration Scale, a Ubisoft Perceived Experience Questionnaire ea Problem Videogame Playingna segunda fase, e foi realizada uma entrevista semiestruturada na terceira fase. Os resultados parecem indicar que a prática do RPG de mesa ajudou a satisfazer as necessidades psicológicas básicas, principalmente o pertencimento,e ajudou a minimizar os efeitos dos agentes estressores provocados por esse período. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para os estudos sobre potenciais benefícios da prática de jogos no bem-estar em momentos de crise.Palavras-chave:Role-playing game; Necessidades psicológicas básicas; COVID-19; Pandemia.

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