Peles Negras, Universidade Branca: A Construção da Carreira de Universitários Negros

Nome: CAIO GRACCO LIMA ANCILLOTTI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/07/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JULIANA CRISTINA TEIXEIRA Examinador Externo
MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO Examinador Interno
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Orientador

Resumo: O racismo é um dos fenômenos estruturantes da sociedade brasileira, cujos efeitos são sentidos, sobretudo, pelos indivíduos negros, que são submetidos, constantemente, a processos de exclusão e marginalização em diferentes âmbitos de suas vidas, inclusive acadêmica e profissionalmente. Diante disso, esse estudo objetivou analisar a influência do racismo na construção da carreira de universitários negros de uma instituição pública de Ensino Superior. Para tanto, adotando como referencial a Teoria de Construção da Carreira, seis estudos foram desenvolvidos a partir de entrevistas, narrativa e semiestruturada, com 27 graduandos autodeclarados negros. O primeiro estudo, baseado nos resultados obtidos por meio da entrevista narrativa, dedicou-se a analisar os temas de vida relacionados ao racismo presentes ao longo das trajetórias dos estudantes. O segundo, assim como os demais, concentrou-se nos dados das entrevistas semiestruturadas e analisou a influência do contexto familiar na adaptabilidade de carreira dos universitários negros. O terceiro identificou o processo de adaptação dos discentes, durante a escolha do curso de graduação e após a inserção no Ensino Superior, e os impactos do racismo sobre ele. O quarto buscou compreender como se constitui a adaptabilidade de carreira dos graduandos negros frente a suas expectativas profissionais e aos efeitos do racismo. O quinto identificou como ocorre o processo de adaptação dos estudantes negros diante dos impactos impostos pelo racismo. O sexto estudo analisou as ações de enfrentamento ao racismo adotadas por universitários negros ao longo do processo de construção de suas carreiras. O resultado das investigações permitiu constatar que o racismo impacta a vida de todos os universitários negros desde a infância, direta ou indiretamente, independentemente de seus contextos socioeconômicos, exigindo deles o desenvolvimento de modos específicos de constituir a adaptabilidade e o desenvolvimento de ações, durante o processo de adaptação, voltadas especialmente ao enfrentamento de seus efeitos. Tais impactos, cabe destacar, são anteriores ao início da construção da carreira dos sujeitos, estando presentes também na trajetória de seus familiares, representando, sobretudo, limitações à escolarização e ao acesso a oportunidades de trabalho socialmente valorizadas. Em relação aos efeitos do racismo durante o processo de construção da carreira dos graduandos negros, foram relatadas experiências de: inferiorização, restrição do acesso aos cursos de alta concorrência, sensação de não pertencimento ao espaço acadêmico e limitações nas possibilidades profissionais. Em resposta a tais prejuízos, os discentes relataram adotar diferentes ações de manejo ou enfrentamento, sendo as principais delas: recorrer ao suporte junto a indivíduos próximos, como familiares, amigos e professores; buscar apoio nos grupos de pertença, formados, principalmente, na universidade; denunciar os impactos do racismo; e delinear meios de contribuir para a transformação da realidade social. Esses achados sinalizam a necessidade das instituições públicas de Ensino Superior adotarem medidas que minimizem os impactos do racismo na construção da carreira dos estudantes negros, tanto na dimensão acadêmica quanto na profissional, e entre elas, destaca-se o fomento às organizações coletivas e aos projetos de extensão vinculados à comunidade universitária de pertença desse grupo populacional.

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