Efeitos do treinamento em neurofeedback na atenção e nos estados afetivos de estudantes universitários não diagnosticados com transtornos clínicos

Nome: JADE CARVALHO DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/08/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIANE LIMA DE SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE FERREIRA Examinador Externo
MARIANE LIMA DE SOUZA Orientador
ROSANA SUEMI TOKUMARU Examinador Interno

Resumo: O neurofeedback se apresenta como uma técnica de autorregulação neurofisiológica não invasiva, em que o computador fornece feedback ao vivo acerca da atividade cerebral do indivíduo a partir dos sinais das ondas cerebrais captados pela eletroencefalografia. Esta técnica mostra-se vantajosa socialmente, uma vez que é alternativa a intervenções psicofarmacológicas e oferece informações sobre a atividade cerebral em tempo real para facilitar a modulação das ondas cerebrais e a melhoria de processos cognitivos. Enquanto a atenção se refere à capacidade de selecionar determinados estímulos dentre vários distratores durante um período de tempo, os afetos positivos e negativos se referem à autoavaliação do indivíduo acerca do estado afetivo em que se encontra. Verifica-se incipiência na literatura quanto à testagem da eficácia de novos sistemas de interface cérebro máquina, como jogos, para a melhoria da atenção e estados afetivos em estudantes universitários não diagnosticados com transtornos clínicos. Considerando esta informação, aponta-se que este estudo pode contribuir para a validação empírica e social da intervenção do neurofeedback para a melhoria da atenção e estados afetivos nesta população. O objetivo geral desta dissertação é descrever a eficácia do neurofeedback como técnica de intervenção no contexto do desempenho cognitivo de populações não clínicas e verificar a viabilidade do treinamento em neurofeedback baseado em jogo para a diminuição da razão teta-beta em duas sessões em estudantes universitários não diagnosticados com transtornos clínicos. O estudo 1, apresentado em formato de artigo, realizou uma revisão sistemática dos estudos de neurofeedback para aumentar o desempenho cognitivo em indivíduos saudáveis disponíveis nas bases de dados Web of Science, BVSalud, PsycInfo, Redalyc e Scielo, publicados entre 2014-2020. No estudo 2, também apresentado em formato de artigo, foi adotada a metodologia quantitativa com delineamento quase experimental e os participantes foram designados às condições de treino com neurofeedback (grupo experimental) e treino com pseudofeedback (grupo controle ativo). Doze estudantes universitários não diagnosticados com transtornos clínicos foram recrutados. Na etapa de triagem, foi utilizado o formulário de inscrição para obtenção de informações sóciodemográficas e histórico clínico dos participantes. Foram utilizados a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) e a Escala de Afeto Positivo e Negativo (PANAS) para avaliação dos estados de atenção e afetivos. Foi utilizado o protocolo para diminuição da razão teta-beta na região F3. Os grupos foram submetidos a duas sessões de treinamento com 30 minutos de duração cada ao longo de uma semana. As análises estatísticas foram realizadas através do uso do software IBM SPSS Statistics 24. Os resultados do estudo 1 sugerem o efeito alto para a memória de trabalho, hu- mor e qualidade do sono; efeito médio a grande para as funções executivas, e efeito baixo a alto para a atenção. Os resultados do estudo 2 não apontaram diferenças significativas no valor médio da razão teta-beta entre grupos e sessões (p > 0,05). O participante que apresentou nível mais alto de atenção indicou diminuição da razão teta-beta no grupo experimental (p < 0,04). Houve maior nível de neuromodulação no grupo experimental, porém o grupo controle ativo também conseguiu neuromodular teta-beta em F3. A partir dos estudos realizados nesta dissertação, conclue-se que o neurofeedback apresenta-se como um campo crescente com resultados mistos quanto à sua validade para melhorar a atenção e a regulação emocional, e o efeito da intervenção realizada neste estudo foi baixo entre grupos e sessões. Mesmo diante dos fatores limitantes discutidos, este estudo vislumbrou o potencial do neurofeedback por EEG como um mecanismo eficiente para o aumento da atenção e regulação emocional.

Palavras-chave: neurofeedback, biofeedback, atenção, humor, universitários.

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