Engajamento e necessidades psicológicas básicas no Ensino Fundamental no contexto de pandemia da COVID-19

Nome: ELIS BEATRIZ DE LIMA FALCÃO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 18/10/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS Examinador Interno
ANA CRISTINA BARROS DA CUNHA Suplente Externo
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Examinador Interno
FLÁVIA HELENA PEREIRA PADOVANI Examinador Externo
KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA Orientador

Páginas

Resumo: O engajamento é central no desenvolvimento do sistema motivacional e mediador de respostas comportamentais e emocionais. Este estudo investigou o construto a partir da percepção das necessidades psicológicas básicas (NPB) com estudantes e professores, do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, no período da pandemia de COVID-19. A pesquisa foi delineada em três estudos, de corte transversal, descritivo e correlacional, com coleta de dados em ambiente virtual. O Estudo 1 realizou a tradução e adaptação transcultural do Teacher Report of Teacher Context, Student Report of Teacher Context - short form e Engagement vs. Disaffection with Learning Student-report. A análise dos três instrumentos obteve itens com coeficientes de validade de conteúdo quase perfeito
(0,80 - 1) (exceto dois itens [0,60 - 0,80], significativa relevância teórica e níveis de compreensão adequados, considerando sua aptidão para pesquisas de validação. No Estudo 2 foram investigadas percepções acerca do atendimento às NPB e relações com o engajamento, em amostra de 87 estudantes e seus responsáveis, para os seguintes formatos: Atividade Pedagógica Não Presencial - APNP/Presencial; Presencial; Presencial/On-line; e On-line. Os seguintes instrumentos foram aplicados: Questionário de caracterização do estudante; Questionário Professor como Contexto - versão estudante (QPC-E) e Questionário Engajamento e Desinteresse na Aprendizagem –
versão estudante (QEDA-E), sendo os dois últimos resultantes do Estudo 1. A
necessidade de Competência foi percebida como menos atendida, em todos os formatos de ensino, por alunos com relatos parentais de dificuldades no processo de aprendizagem e no comportamento, o que refletiu nos indicadores de engajamento; por outro lado, a necessidade de Relacionamento foi percebida como satisfatória em todos os formatos. O apoio à necessidade de Autonomia e o Engajamento Emocional foram maiores no Presencial. A identificação e análise das interrelações entre as NPB e o contexto escolar sinalizam iniciativas que podem ser favoráveis ao engajamento discente. Por fim, no Estudo 3, foram investigadas a percepção do auxílio às NPB deestudantes e a percepção de professores acerca do atendimento às suas necessidades, em
amostra de 123 docentes lecionando nos formatos de ensino, Presencial,
APNP/Presencial e Presencial/On-line. Entre os instrumentos, foram aplicados o
Questionário de caracterização da amostra, Questionário de Satisfação Geral das
Necessidades Básicas (QSGNB), além do Questionário Professor como Contexto -
versão professor (QPC-P), também submetido aos processos de tradução e adaptação transcultural. As percepções dos professores sobre o atendimento às suas necessidades apresentaram valores acima da média. A necessidade de Competência foi menos percebida para professores da rede pública e no formato APNP/Presencial, com relação fraca entre percepções de atendimento às suas NPB e auxílio às NPB do estudante. O formato Presencial apresentou resultados mais positivos no auxílio do professor às NPB dos alunos. Houve relações positivas entre perfis de auxílio às NPB e desempenho do
aluno. As percepções de atendimento às necessidades discentes foram influenciadas pelo contexto e por percepções de rendimento escolar, sinalizando implicações para a prática pedagógica. Espera-se que a pesquisa contribua para uma análise mais ampla sobre a motivação discente mediante dados sobre engajamento e NPB, subsidiando intervenções e práticas de profissionais da Educação e da Psicologia.

Palavras-chave: engajamento, necessidades psicológicas básicas, aluno, pais, professor, ensino fundamental, COVID-19

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