O NOVO ENSINO MÉDIO E AS MASCULINIDADES:
REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS SOCIAIS EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE
EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Nome: JOCILENE MARQUESINI MONGIM
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 03/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FATIMA MARIA LEITE CRUZ Examinador Externo
FERNANDO SEFFNER Examinador Externo
HUGO CRISTO SANTANNA Examinador Interno
MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO Orientador
MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA SANTOS Suplente Externo

Páginas

Resumo: Trata-se de pesquisa interessada em investigar representações e práticas sociais sobre masculinidades no Novo Ensino Médio na Rede Estadual de Educação no Espírito Santo. O processo de implementação do Novo Ensino Médio no Brasil iniciou-se com a promulgação da Lei n.o 13.415/2017, cuja proposta, em linha gerais, centra-se em dois pilares: extensão progressiva da carga horária e flexibilização dos currículos escolares por meio da introdução dos itinerários formativos de escolha das alunas e dos alunos. Nesse mesmo período e nos anos seguintes, processos sociais e políticos diversos indicavam a relevância no Brasil do tema masculinidades, bem como o exacerbamento do contexto de visibilidade da Educação e da escola em relação a questões de gênero e sexualidades, sobretudo a partir da campanha presidencial em 2018. Diante desse panorama, a pesquisa objetivou identificar e analisar representações e práticas sociais sobre masculinidades construídas e
compartilhadas em escolas estaduais de Ensino Médio do estado do Espírito Santo. Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, utilizando diferentes procedimentos de coleta e de análise de dados, como forma de alcançar diferentes objetivos específicos e dimensões de estudo das representações sociais. Foram realizados dois estudos documentais com materiais distintos. No primeiro, foram identificadas e analisadas representações sociais sobre masculinidades em documentos oficiais que orientam as práticas educativas do Ensino Médio no Brasil e no estado do Espírito Santo. O material selecionado foi submetido à Análise de Conteúdo Temática conjugada à Análise Lexical realizada com o apoio do IRAMUTEQ. O estudo seguinte teve como objetivo investigar representações sociais
de masculinidades compartilhadas em meios de comunicação de acesso à
comunidade escolar, analisando matérias publicadas na Revista Nova Escola e no Jornal Folha de São Paulo, no período de janeiro de 2017 a julho de 2019. A análise dos dados foi realizada com apoio do software IRAMUTEQ. No terceiro estudo foram realizadas 11 entrevistas individuais on-line, com roteiro semiestruturado, com trabalhadoras e trabalhadores da Educação de escolas estaduais de Ensino Médio. Foi realizada Análise de Conteúdo Temática. Os resultados indicaram que as representações sociais sobre masculinidades se ancoram em sentidos diversos, muitas vezes vinculados a elementos de outros objetos de representação como paternidade, família, juventude, trabalho, gênero e sexualidades. Tais elementos se constituem em sistemas de representações sobre masculinidades que orientam sistemas de práticas. Em um contexto marcado pelo novo, as masculinidades foram representadas, ainda, como um fenômeno em mudança ou que é composto por
elementos que precisam ser transformados. Verificou-se, contudo, que este também é um contexto de permanências e reatualizações, mediado pelo panorama sociopolítico e econômico contemporâneo, sendo relevante empreender análises sobre as políticas e regimes de gêneros que produzem representações e práticas sobre masculinidades nesse contexto. Foi possível verificar, ainda, a existência de diferentes configurações de masculinidades e políticas de gênero em disputa por hegemonia, podendo aderir a projetos de coalisão de interesses aparentemente não conciliáveis, como estratégias de subordinação de outros grupos.

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