Violencia contra la mujer dentro de las relaciones del pareja en el cine latinoamericano

Nome: DANIELA MARISOL PÉREZ ANGARITA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/03/2020
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
AGNALDO GARCIA Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ Examinador Interno
REBECA VALADÃO BUSSINGER Examinador Externo
PAULO ROGÉRIO MEIRA MENANDRO Examinador Interno
MIRIAN BECCHERI CORTEZ Examinador Externo
LUCIANA TELES MOURA Suplente Externo

Páginas

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as representações da violência contra a mulher nos relacionamentos de casal no cinema latino-americano, para as quais foram selecionados oito (8) filmes: Amores perros (González, México, 2000); Amor y frijoles (Kodath & Pereira, Honduras, 2009); Cicatrices (Del Toro, México, 2005); Ella y él (Pérez-Garland, Perú, 2015); Salsipuedes (Luque, Argentina, 2012); Sexo con amor (Quercia, Chile, 2003); Un novio para mi mujer (Taratuto, Argentina, 2008); Vidas partidas (Schetman, Brasil, 2017). Trata-se de um estudo descritivo-documental baseado na análise de produções cinematográficas realizadas na América Latina. Trabalhou-se com a análise temática (Braun e Clarke, 2006), que é um método analítico qualitativo usado em psicologia, além das contribuições teóricas sobre a violência simbólica e cultural e as teorias feministas do cinema. Para desenvolver a análise, foi feita uma classificação em dois temas principais: violência contra a mulher em relações íntimas (físicas, sexuais, psicológicas e patrimoniais) e micromachismos (utilitários, encobertos, coercitivos e de crise). Outros fatores também foram considerados para a análise, tais como: características das personagens, contexto em que a violência ocorre, causas e conseqüências da violência, justificativa e tratamento da violência. Os resultados mostram que as manifestações dos diferentes tipos de violência contra a mulher realizada pelo parceiro íntimo ocorrem simultaneamente e em várias ocasiões, com predomínio de agressão psicológica e outras expressões de coerção. Também se evidenciou que as possíveis causas de violência e micromachismos contra as mulheres aparecem na maioria dos casos, justificadas e atribuíveis a si mesmas, elas são responsabilizadas pela violência que recebem, aliviando o cônjuge das responsabilidades pelos atos realizados, executando a representação dessa problemática social com base em uma concepção e perspectiva altamente misógina e machista. Enfatiza-se que, tanto a violência expressada diretamente, como a representada simbolicamente por meio de sinais ou sequelas de violência, são igualmente significativas. Observando as representações da violência e micromachismos, confirmou-se que a conjunção de elementos técnicos e artísticos distintivos do cinema é relevante para a análise.

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