O Corpo Docente e suas Estratégias de Inclusão

Resumo: As recentes leis implementadas para a educação especial, no sentido da educação inclusiva, colocaram em salas regulares alunos especiais. O rápido rearranjo operado por escolas e professores constitui um campo emergente e de grande relevância social. Através dessa prática quer se legitimar muitos discursos: “incluir” é eminentemente um “não-excluir”? Essa problematização aponta para a necessidade de analisar como se trabalha cotidianamente com os processos de inclusão no cotidiano escolar. Várias estratégias estão sendo engendradas para dar conta dessa nova situação. Nessa pesquisa objetiva-se discutir as estratégias desenvolvidas pelos docentes, em suas atividades laborais, para lidar com a diversidade enfatizada pelas políticas de inclusão. Para tal, serão realizadas observações e entrevistas com 10 professores de uma determinada escola de ensino fundamental de Cariacica/ES. Os resultados serão analisados qualitativamente, e espera-se que, ao realçar o modo como os docentes lidam com os processos de inclusão, a pesquisa possa contribuir de fato para a efetividade dessas políticas.

Data de início: 01/08/2011
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado PATRICK STEFENONI KUSTER
Aluno Mestrado FLAVIA DE MELO DOS SANTOS
Coordenador ANA PAULA FIGUEIREDO LOUZADA
Transparência Pública
Acesso à informação

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