Atividades externas

Atividades dos docentes fora do âmbito do Programa

1- Membros de comissões, comitês de agência de fomento:
Desde 2012, a Prof.ª Maria Elizabeth Barros de Barros é Membro Titular da Câmara de Assessoramento da FAPES na Área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

2- Membros de comitês e comissões científicas de associações e de eventos científicos (avaliações externas PIBIC, Seminários de Avaliação de projetos de Dissertações e teses etc.):
A Prof.ª Maria Elizabeth Barros de Barros é membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Saúde coletiva – ABRASCO, e parecerista do Evento Nacional e Internacional da ABRASCO; é Editora Associada da Revista Psicologia e Sociedade e membro do Conselho Editorial Científico da Revista Interface Comunicação, Saúde e Educação.
A Prof.ª Ana Lúcia Heckert é membro do Conselho Editorial Científico da Revista Interface Comunicação, Saúde e Educação e, juntamente com a Prof.ª Ana Paula Louzada foi membro do Comitê de Avaliação dos Trabalhos do VII Encontro Regional ABRAPSO/ES.
Os profs. Rafael Gomes da Silveira, Lilian Rose Margotto, Luciana Vieira Caliman, Gilead Marchezi Tavares, Ana Lúcia Heckert e Maria Elizabeth Barros de Barros são membros do Comitê de Avaliação de Projetos e Relatórios do PIBIC/UFES
Em 2012, todos os 10 professores participaram de Seminários de Avaliação de projetos de Dissertações no PPGPSI. Participaram de bancas no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES (2 bancas de Mestrado); Programa de Pós-graduação em Educação da UFES (2 bancas de mestrado e 2 Doutorado); Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFES (1 banca de mestrado); Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES (1 banca de mestrado); Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (2 bancas de mestrado e 1 de doutorado); Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2 bancas de mestrado), Escola Nacional de Saúde Pública (1 banca de mestrado).

3- Pareceristas em revistas (indicar número de pareceristas por revistas):
Atuaram como pareceristas em revistas: Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (1 professor); Arquivos Brasileiros de Psicologia (1 professor); Revista Informática na Educação – Teoria & Prática (2 professores); Revista Phisis de Saúde Coletiva (1 professor); Revista Saúde Coletiva – ABRASCO (1 professor); Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (1 professor); Revista ALEPH (1 professor); Revista Psicologia Ciência e Profissão (2 professores); Revista Fractal (1 professor); Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia – UERJ (2 professores); Revista Brasileira de Ciências do Esporte (1 professor); Psicologia em Revista (1 professor); Revista Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE (1 professor); Revista Psicologia e Sociedade (ABRAPSO) (2 professores).

4- Membros de comitês de ética:
As professoras Luciana Vieira Caliman e Ana Paula Louzada participaram na elaboração da proposta de consolidação do Comitê de Ética em Pesquisa de Goiabeiras, atuando desde 2012 como membros do Comitê.

5- Outras iniciativas inovadoras:
A Prof.ª Ana Lúcia Heckert participou da Avaliação Técnica do Documento de Referências Técnicas para Atuação de Psicólogos em Políticas de Educação Básica. Conselho Regional de Psicologia/ES. Abril/2012
A professora Maria Elizabeth Barros de Barros participou da banca de Concurso Público para Professor Titular – Psicologia e Saúde Mental, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN); Banca de Concurso Público de Livre Docência, Universidade Estadual do Ceará (UEC); Banca de Concurso Público para Professor Titular do Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense.
O Prof. Rafael Gomes da Silveira é tutor do Programa de Educação Tutorial do Curso de Psicologia da UFES e participou da banca de Concurso Público para Professor Adjunto, na área de Psicopatologia e Saúde, DPSI/UFES.

Inserção Social

Um dos princípios norteadores do PPGPSI é sua inserção social. Esta diretriz do Programa vem se desdobrando na inserção e interlocução dos docentes e discentes com diversos setores municipais, estaduais e federais, redes sociais e sociedade civil, objetivando oferecer subsídios para a implementação de políticas públicas no campo da saúde, da educação e das políticas de assistência social. A seguir, são listadas as 5 atividades de inserção social mais relevantes, desenvolvidas a cada ano do triênio (2010, 2011, 2012).

2010

1- A Prof.ª Maria Elizabeth Barros de Barros fez parte do Comitê Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS, visando contribuir na formulação das Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS. A atividade vincula-se ao projeto de pesquisa Construindo uma outra Psicologia do Trabalho: as Contribuições da Clínica da Atividade. Público atendido: profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde. A atividade ocorreu durante o ano de 2010. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES e o Comitê Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS. Envolveu 1 docente do PPGPSI (Maria Elizabeth Barros de Barros), 2 discentes da graduação e 2 discentes da pós-graduação.

2- A Prof.ª Maria Campello Lavrador compõe a Comissão Estadual dos Serviços Residenciais Terapêuticos, que envolve a Secretaria de Saúde do Estado do ES (SESA), a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica e o antigo Hospital Adauto Botelho, prestando assessoria junto às equipes de saúde mental responsáveis pelo processo de implementação dos serviços substitutivos. Presta assessoria, por meio de supervisão clínico-institucional ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPSad) de Laranjeiras, no município da Serra, e à rede de saúde mental visando fortalecer a rede intersetorial e territorial. A atividade vinculou-se ao projeto de pesquisa Hecceidades: Programa de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental. Público atendido: Profissionais e usuários da rede de saúde mental dos municípios de Cariacica e Serra, ES. As atividades iniciaram no ano de 2010 e continuarem no ano de 2011. Instituições envolvidas: Secretaria de Saúde do Estado do ES (SESA); Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica, Secretaria Municipal de Saúde da Serra. Envolveu 2 docentes do PPGPSI (Maria Campello Lavrador e Leila Domingues), 5 discentes de graduação e 6 discentes de pós-graduação.

3- A Prof.ª Maria Elizabeth Barros de Barros atuou como assessora do Sindicato de Educadores do Espírito Santo na implementação de uma secretaria de saúde para os docentes do Estado e a constituição de uma Comissão de Saúde para professores dos diferentes municípios do Estado do Espírito Santo. A atividade vincula-se ao projeto de pesquisa Construindo uma outra Psicologia do Trabalho: as Contribuições da Clínica da Atividade. Público atendido: docentes do rede estadual de educação do ES. A atividade ocorreu durante o ano de 2010. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES e Sindicato de Educadores do Espírito Santo. A atividade envolveu 1 docente do PPGPSI (Maria Elizabeth Barros de Barros), 2 discentes da graduação e 2 discentes da pós-graduação.

4- As profs. Elizabeth Maria Andrade Aragão e Maria Elizabeth Barros de Barros desenvolveram assessoria ao grupo Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo. A atividade vinculou-se aos projetos de pesquisa Construindo uma outra Psicologia do Trabalho: as Contribuições da Clínica da Atividade e Cidades: Instituições, Personagens e História. Público atendido: Grupo Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo. A assessoria aconteceu durante o ano de 2010. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES e grupo Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo. A atividade envolveu 2 docentes do PPGPSI (Elizabeth Maria Andrade Aragão e Maria Elizabeth Barros de Barros).

5- A Prof.ª Ana Lúcia Heckert prestou assessoria à equipe responsável pela implantação dos Procedimentos de Gestão Democrática na Rede Municipal de Educação de Cariacia. A atividade vincula-se ao projeto de pesquisa Cartografia de redes de políticas no território. Público atendido: rede municipal de educação de Cariacica. A assessoria aconteceu durante o ano de 2010. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES e Secretaria Municipal de Educação de Cariacica. A atividade envolveu 1 docente do PPGPSI (Ana Lucia Heckert).

2011

1- A Prof.ª Maria Elizabeth Barros de Barros atuou como Consultora do Ministério da Saúde no âmbito das Intervenções Institucionais, mas especificamente no campo das articulações trabalho e saúde. A atividade vincula-se ao projeto de pesquisa Construindo uma Psicologia do Trabalho: as Contribuições da Clínica da Atividade. Público atendido: profissionais da saúde e coordenadores nacionais das políticas de saúde. A atividade ocorre durante o ano de 2011. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES e Ministério da Saúde. Envolveu 1 docente do PPGPSI (Maria Elizabeth Barros de Barros), 4 discentes da graduação e 3 discentes da pós-graduação.

2- A Prof.ª Ana Lúcia Heckert participou como apoiadora da criação do Fórum em defesa de políticas públicas voltadas à população de rua no Espírito Santo e da organização do Movimento Estadual da População em Situação de Rua no Espírito Santo. A atividade vincula-se ao projeto de pesquisa Cartografia de redes de políticas no território. Público atendido: população em situação de rua e profissionais das políticas de assistência social. Efetivou-se ao longo do ano de 2011. Instituições envolvidas: UFES/PPGPSI e Prefeitura Municipal de Vitória. Envolveu 1 docente do PPGPSI (Ana Lúcia Heckert), 7 discentes de graduação e 4 discentes de pós-graduação.

3- A Prof.ª Elizabeth Maria Andrade prestou consultoria à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, ES, na implementação de políticas públicas de saúde, educação e desenvolvimento urbano. Vincula-se ao projeto de pesquisa Cidades: Instituições, Personagens e História. Público atendido: coordenadores municipais de saúde, educação e planejamento urbano. Efetivou-se ao longo do ano de 2011. Instituições envolvidas: UFES/PPGPSI e Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Envolveu 1 docente do PPGPSI (Elizabeth Maria Andrade).

4- O Prof. Rafael da Silveira Gomes prestou assessoria à Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de Cariacica, ES, no processo de territorialização da atenção básica em saúde. Atividade vinculada ao projeto de pesquisa Atividade de Trabalho do Psicólogo em Serviços Públicos de Saúde e Assistência Social. Público atendido: profissionais da saúde e usuários da rede de atenção básica do município de Cariacica. A atividade ocorreu durante todo o ano de 2011. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES e Prefeitura Municipal de Cariacica. Envolveu 1 docente do PPGPSI (Rafael da Silveira Gomes), 7 discentes de graduação, 1 discente de pós-graduação.

5- A Prof.ª Maria Elizabeth Barros de Barros prestou assessoria à Secretaria de Educação de Belo Horizonte/MG. A atividade vincula-se ao projeto de pesquisa Construindo uma Psicologia do Trabalho: as Contribuições da Clínica da Atividade. Público atendido: professores da rede municipal de ensino na cidade de Belo Horizonte. A assessorial teve início no ano de 2009 e finalizou em dezembro de 2011. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES e Secretaria de Educação de Belo Horizonte. Envolveu 1 docente do PPGPSI (Maria Elizabeth Barros de Barros).

2012

1- A Prof.ª Ana Lúcia Heckert atuou na criação de um programa de ação, junto ao Movimento Nacional de População em Situação de Rua MNPR/ES. Tal programa está atrelado ao projeto Andarilhos: construindo outros caminhos na cidade, criado como desdobramento da pesquisa da dissertação de mestrado de Gilderlândia Kunz. Tem como foco as políticas públicas para a população em situação de rua e vem conseguindo ampliar a articulação da população em situação de rua com entidades de direitos humanos e órgãos governamentais. Um jornal dirigido à população em situação de rua é editado com apoio do programa, o Boletim Tá na Rua, que tem periodicidade mensal e veicula informes de violação de direitos humanos e de mecanismos para acessar direitos sociais e políticos. Vincula-se ao projeto de pesquisa Cartografia de redes de políticas no território. Público atendido: população em situação de rua e profissionais das políticas de assistência social. Foi iniciado em 2011 e continua até a presente data. Instituições envolvidas: UFES/PPGPSI, Departamento de Psicologia/UFES, Prefeitura Municipal de Vitória, Movimento Nacional de População em Situação de Rua. Envolve 03 docentes do PPGPSI (Ana Lúcia Heckert, Ana Paula Louzada e Silvia Carvalho), 1 egresso, além de 10 discentes de graduação.

2- Constituição da COSATE (Comissão de Saúde do trabalhador da Educação) – Secretaria de Educação da Serra. Vincula-se ao projeto de pesquisa Construindo outra Psicologia do Trabalho: as Contribuições da Clínica da Atividade. Público atendido: professores da rede municipal da Serra/ES. Iniciou suas atividades no dia 03 de maio 2012, atuando até a presente data. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES, Secretarias de Educação e Saúde do Município da Serra e Sindicado de docentes do ES. Envolve 1 docente do PPGPSI (Maria Elizabeth Barros de Barros) e 12 discentes de doutorado, mestrado e iniciação científica.

3- A Prof.ª Ana Paula Louzada prestou assessoria ao Ateliê de Ideias, uma Organização não Governamental (ONG), articulada às tecnologias sociais para o desenvolvimento local em áreas urbanas de baixa renda na Grande Vitória. A assessoria constituiu-se com o intuito de aprimoramento das estratégias de inserção no Território do Bem (8 comunidades da região central de Vitória), junto ao Núcleo de Formação e Desenvolvimento Comunitário, produzindo metodologias de pesquisa de aproximação da realidade vivida pela comunidade, assim como o resgate de sua história. Vincula-se ao projeto de pesquisa: “As práticas dos moradores do Bairro São Benedito em relação à gestão ambiental: transformar para conhecer”. Público atendido: comunidade São Benedito. A atividade iniciou-se em dezembro de 2011 e finalizou em dezembro de 2012. Instituições envolvidas: PPGPSI, ONG Ateliê de Ideias e Escola Otto Edwald. A atividade envolveu 1 docente do PPGPSI (Ana Paula Louzada), 2 discentes de graduação, 1 discente de pós-graduação.

4- A Prof.ª Luciana Vieira Caliman atua como representante do DPSI e PPGPSI/UFES no Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, que agrega entidades e associações profissionais de todo país, organizando atividades, seminários e fóruns regionais sobre o processo de medicalização da sociedade. A atividade vinculou-se ao projeto de pesquisa O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH – no Espírito Santo: Uma Análise das Políticas e Práticas em Saúde e Educação. A participação no Fórum ocorre desde 2011, através da participação em reuniões mensais na cidade de São Paulo. Instituições envolvidas: DPSI e PPGPS/UFES e Instituições que compõem o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Envolveu 1 docente do PPGPSI (Luciana Vieira Caliman), 4 discentes de graduação e 2 discentes de pós-graduação.

5- Vários discentes do PPGPSI lideram ou fazem parte de movimentos sociais e políticos (nacionais, estaduais e municipais) importantes, de forte impacto na produção de conhecimento que visa minimizar ou solucionar problemas socialmente relevantes. Destacam-se em 2012 as atividades de 2 discentes, cujas inserções tiveram abrangência nacional e estadual. Marcio Bertaso: Coordenador Adjunto do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, executado pela ONG Centro de Apoio aos Direitos Humanos Valdício Barnosa dos Santos, e vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEAH/ES) e à Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SNDH), participa do Grupo de Trabalho Nacional sobre Estratégias de Segurança para Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, organizou o Seminário Estadual “Os desafios para o enfrentamento da letalidade infanto-juvenil no ES”; Anselmo Clemente: atual Coordenador de Saúde Mental do município de Vitória, ES, responsável estadual pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e representante estadual no Plano Crack Nacional - É Possível Vencer. As atividades estão vinculadas ao projeto Hecceidades: Programa de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental. As atividades desenvolveram-se ao longo do ano de 2012. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES, SNPDCA, SEAH/ES, SNDH, ONG Centro de Apoio aos Direitos Humanos Valdício Barnosa dos Santos, Ministério da Saúde, SESA, Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. As atividades envolveram 2 discentes do Programa (Marcio Bertaso e Anselmo Clemente) e 1 docente do PPGPSI (Cristina Campello Lavrador).

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910