Integração com a graduação

A integração graduação/pós-graduação, em 2011, ocorreu nas atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e administrativas de responsabilidade de docentes, mestrandos e doutorandos, e também na disponibilização da infra-estrutura para o desenvolvimento de algumas dessas atividades.

Todos os professores do Programa, com exceção dos professores Antonio Carlos Ortega e Sônia Regina Fiorim Enumo, que estão aposentados, lecionaram e orientaram estágio de docência na graduação. As disciplinas de Estágio de Docência na Graduação (relatadas no anexo "Objetivos do Programa/Grade Curricular") constituem também uma experiência docente voltada para a graduação.

No ano de 2011 os docentes orientaram alunos de graduação inscritos regularmente como bolsistas de Iniciação Científica, além de participantes voluntários de atividades de iniciação científica.

Segue-se a relação de participantes bolsistas (41) dos programas de iniciação científica, com bolsa de CNPq, FAPES, FACITEC (Fundação Municipal de Apoio a Ciência e Tecnologia – Vitória/ES), Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia FACITEC/Sedec-Serra/ES (Fundação Municipal – Serra/ES), e da própria UFES, considerando todo o ano de 2011:

BOLSISTAS:
Alana Caliman Wyatt - Bolsa UFES
Amandha Gyselle Martins do Nascimento - CNPq
Andressa Tonini Pissaia - CNPq
Antonio Tadeu Cezana Piva Junior - FAPES
Bárbara Frigini de Marchi – FAPES
Bárbara Ribeiro Malacarne Paiva - CNPq
Camila Nogueira Bonfim - FAPES
Carla Rodrigues Barcelos – CNPq
Clarisse Lourenço Cintra - Fundo de Apoio a Ciênc. e Tecnol. FACITEC/Sedec-Serra
Cleidiane Vitória da Silva - CNPq
Danielle Guss - Fundo de Apoio a Ciênc. e Tecnol. FACITEC/Sedec-Serra
Eliane Barcellos Souza - Bolsa UFES
Elisa Pozzatto Batista - CNPq
Fabíola Rohrig - FAPES
Fernanda Dias Silva – CNPq
Fernanda Vieira Biajoli - CNPq
José Agostinho Correia Junior - Fundo Apoio a Ciênc. e Tecnol. FACITEC/Sedec-Serra
Guilherme Vargas Cruz - CNPq
Gustavo Barros Diniz – CNPq
Isadora Lee Padilha - CNPq
Jaqueline Vago Ferrari – Bolsa UFES
Jessica Pontara Marciano – CNPq
Jéssica Maria Gomes de Faria - CNPq
Júlia Carvalho dos Santos – CNPq
Lara de Sá Leal – FAPES
Layon Brito Almeida - FAPES
Marcelo Zanotti da Silva - Bolsa UFES
Mariana da Silva Amorim - FAPES
Mariana Santolin Romaneli – FACITEC
Mariana Spelta Cruzeiro - FACITEC
Martha Helena Raizem – CNPq
Mayara Gama de Lima – FACITEC
Mayara Tulli Netto - FACITEC
Naara Knupp de Oliveira – CNPq
Naiara Ferreira Vieira Castello - FACITEC
Narjara Portugal Silva - CNPq
Paola Zanotti Epifânio – Bolsa UFES
Queila Cássia Correa Guimarães - FAPES
Raissa Rodrigues Módolo - Bolsa UFES
Thereza Cristina Bertolani Oliveira - CNPq

Vale lembrar que diversos outros alunos atuaram em iniciação científica oficialmente como voluntários no PIVIC ou como outro tipo de voluntários.

Os docentes do Programa de Pós-graduação em Psicologia pertencem a Comissões Permanentes do DPSD e também estão comprometidos com o curso de graduação no nível administrativo, como pode ser verificado nos Cadastros dos docentes.

Além disso, os equipamentos de áudio, vídeo e de informática do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, quase todos obtidos a partir de recursos captados em condições de competição a partir de editais do CNPq, da Capes, do Ministério da Saúde, da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do ES (FAPES) e do Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia do município de Vitória (FACITEC), são utilizados tanto pelos alunos em Iniciação Científica quanto por alunos de algumas disciplinas de graduação que estão sob a responsabilidade de docentes do Programa.

Estágio de docência:

No ano de 2009 foram co-ministradas 37 disciplinas da área de Psicologia nos cursos de graduação da UFES, por mestrandos (27 disciplinas) e por doutorandos (6 disciplinas), sob supervisão dos orientadores.

No ano de 2010 foram co-ministradas 32 disciplinas da área de Psicologia nos cursos de graduação da UFES, por mestrandos (18 disciplinas) e por doutorandos (14 disciplinas), sob supervisão dos orientadores.

No ano de 2011 foram co-ministradas 24 disciplinas da área de Psicologia nos cursos de graduação da UFES, por mestrandos (11 disciplinas) e por doutorandos (13 disciplinas), sob supervisão dos orientadores.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910