Adaptação e Avaliação de uma Intervenção Baseada em Compaixão e Mindfulness para Estudantes de Pós-Graduação

Resumo: Os níveis de estresse, ansiedade e depressão vivenciados pelos estudantes de pós-graduação têm se tornado uma questão de saúde que pode trazer sérias consequências em termos da saúde mental dos indivíduos envolvidos, deixando marcas que afetarão seus relacionamentos, planos de carreira, autoestima e bem-estar. Adicionalmente, também podem ter um impacto grave no desenvolvimento da ciência no país, que se dá por meio de um sistema que visa mais a quantidade do que a qualidade, além da diminuição do financiamento público, principal fonte de recursos para a sobrevivência financeira dos cientistas, produzindo o adoecimento de milhares de estudantes e orientadores. Nesse contexto, é imprescindível o desenvolvimento de intervenções terapêuticas e tecnologias sociais que auxiliem na recuperação e na proteção de todos os envolvidos na construção do conhecimento científico no Brasil. Com este propósito, a presente pesquisa tem como objetivo adaptar e avaliar um programa de intervenção baseado no desenvolvimento de compaixão e autocompaixão para estudantes de pós-graduação. Para a condução dessa pesquisa, é proposta uma série de quatro estudos com abordagem de métodos mistos, usando tanto delineamento do tipo survey (Estudo 1), como uma abordagem clínica controlada (Estudos 2 e 3) e grupo focal com análises qualitativas (Estudo 4). Espera-se, com os resultados desta pesquisa, contribuir para a redução do nível de sofrimento vivenciado na pós-graduação brasileira, assim como para a compreensão, em termos teóricos e empíricos, desse contexto social e de trabalho.

Data de início: 2019-03-05
Prazo (meses): 48

Participantes:

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Coordenador Valeschka Martins Guerra
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