O Novo Ensino Médio: Processos psicossociais, masculinidades e educação

Resumo: O estudo sobre masculinidades tem sido apontado como de grande relevância no sentido de contribuir para o enfrentamento de problemáticas contemporâneas. Parte-se do princípio de que a escola pode ser pensada como uma instituição em que se constroem sentidos e práticas sobre masculinidades. No que se refere especificamente ao Ensino Médio, vivemos no país um processo de implantação de profundas reformas nessa etapa da Educação Básica. O estudo proposto se trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental, que tem como objetivo investigar os processos psicossociais de constituição das masculinidades em suas relações com as práticas educativas escolares. O corpus será formado por material textual contido nos sites do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU) indicados como marcos legais e documentos orientadores das práticas educativas do Ensino Médio. O material selecionado será submetido à Análise de Conteúdo lexical por meio do programa ALCESTE e Análise de Conteúdo temática manual. Como resultados esperados, pretende-se contribuir com esse campo de estudos, onde ainda se observa, a partir do levantamento bibliográfico realizado, reduzido número de trabalhos que se dediquem a pesquisar, a partir dos referenciais teórico-metodológicos da psicologia, suas contribuições para o estudo dos processos de produção das masculinidades em suas relações com o campo da educação e com o cotidiano escolar.

Data de início: 02/04/2019
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado JOCILENE MARQUESINI MONGIM
Coordenador MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO
Transparência Pública
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