Tornar-se filho na perspectiva de crianças adotadas tardiamente

Resumo: O propósito desse estudo é conhecer as relações cotidianas de crianças adotadas tardiamente, com mais de dois anos de idade, e suas famílias e caracterizar o momento da percepção da filiação, do ponto de vista da criança. Esse trabalho se justifica por direcionar o olhar dos pesquisadores para a criança enquanto protagonista do processo adotivo, favorecendo a construção de metodologias de pesquisa apropriadas à investigação qualitativa da filiação na adoção tardia. Serão selecionadas três crianças que tenham sido adotadas a partir dos seis anos de idade e que estejam inseridas na nova família pelo menos há um ano. Serão realizados quatro encontros na casa de cada criança, momentos nos quais serão aplicadas entrevistas semi-estruturadas, diário de campo, genograma e Livro-Biográfico junto às crianças. Os pais também participarão da pesquisa respondendo uma entrevista semi-estruturada.
Espera-se que os resultados da pesquisa possam contribuir para subsidiar a reflexão sobre os desafios da adoção tardia, auxiliando, portanto, a elaboração de estratégias de apoio às crianças e famílias que vivenciam esse processo.
O projeto está integrado ao projeto Pelos caminhos da adoção:
Do interesse dos pretendentes ao convívio das famílias adotivas coordenado pela Professora Edinete Maria Rosa.

Data de início: 01/01/2016
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado IVY CAMPISTA CAMPANHA DE ARAUJO
Colaborador EDINETE MARIA ROSA
Coordenador CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO
Transparência Pública
Acesso à informação

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