Avaliação de desempenho acadêmico e cognitivo em crianças com TDAH

Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta entre 3-7% da população infantil. Em crianças, o TDAH é geralmente associado a dificuldades no desempenho acadêmico. Nesse campo são realizadas investigações sobre o domínio cognitivo, que se baseiam em diferentes métodos e procedimentos. O Método Clínico piagetiano permite uma importante via de estudo para compreensão aprofundada desse domínio. Nesse contexto, pesquisas com jogos ocupam lugar de destaque no cenário nacional. Assim, o objetivo dessa pesquisa é avaliar desempenho acadêmico e cognitivo de crianças com TDAH. Para tanto, participarão da pesquisa oito crianças, com idades entre 9 e 10 anos, sendo quatro com TDAH e quatro sem TDAH. As crianças responderão ao Teste de Desempenho Escolar (TDE), às provas operatórias piagetianas do período operatório concreto. Posteriormente, participarão de uma oficina de cinco encontros com o jogo Tantrix. Os dados do TDE serão analisados de acordo com normas do teste, das provas operatórias, com critérios já estabelecidos na literatura e os dados do Tantrix serão analisados a partir de níveis de análise heurística criados nessa pesquisa e fundamentados na teoria da generalização de Piaget. Espera-se que os resultados contribuam para ampliar a discussão acerca do funcionamento cognitivo de crianças com TDAH.

Data de início: 2014-08-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Claudia Patrocinio Pedroza Canal
Vice-Coordenador Antonio Carlos Ortega
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