Recordar é viver: avaliação de contribuições metodológicas complementares ao estudo da memória social
Resumo: O presente projeto é uma proposta de investigação psicossocial sobre memória social, com base nas perspectivas de Halbwachs (1994/1925) e Sá (2007). Para o presente trabalho adota-se o termo memória social, com a acepção de memória na sociedade, em concordância com os argumentos e as proposições de Sá (2007), utilizando-o como termo guarda-chuva. O objetivo da pesquisa é Investigar a memória social sobre personagens marcantes e eventos ocorridos no Brasil nas últimas seis décadas em diferentes grupos etários. Serão participantes 180 homens e mulheres de três gerações, com nível escolar médio e superior. A coleta de dados prevê a) Registro de dados sócio-demográficos dos participantes; b) Realização de entrevista com questões não indutoras; c) Aplicação de questionários. Os procedimentos são idênticos para todos os participantes. Haverá análise de natureza qualitativa em relação a todos os dados, lado a lado com análises quantitativas comparativas entre os vários blocos de dados, além da análise da dispersão dos dados obtidos com a utilização dos questionários. Espera-se que os instrumentos de coleta de dados propostos evidenciem sensibilidade útil à discussão de eventuais questões de natureza teórica sobre a organização da memória social.
Data de início: 11/03/2013
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO |