Processos de trabalho em transformação: o caso de uma Instituição Federal de Ensino.
Resumo: Vários estudos em saúde mental no trabalho têm apontado, nas últimas décadas, as implicações da organização do trabalho nos processos saúde-doença (SELLIGMAN-SILVA, 1999 2001, 2007; SATO, 2005; MOULIN, 2000/2001; JARDIM, 2001; DEJOURS, 1993; VASCONCELOS e FARIA, 2007). Em meio à escassez mundial de empregos, o serviço público no Brasil vem se apresentando como uma alternativa de emprego socialmente desejada; em parte, devido à garantia de estabilidade, e em alguns casos, em razão da remuneração atribuída aos trabalhadores de alguns de seus setores. Algumas características específicas do setor terciário. Evidenciamos aqui o aspecto da simultaneidade, ou seja, pelo fato da produção do serviço ocorrer no momento em que ele é consumido. Essa característica traz outros desdobramentos uma vez que não podem ser estocados, acumulados, os serviços também assumem um caráter intangível, assim como se torna mais difícil comensurar sua produção. Ao mesmo tempo, trata-se de processos produtivos que asseguram uma relação mais direta entre trabalhadores e consumidores/usuários, por meio da qual, se constituem, conforme o grau de aproximação entre as duas partes, relações de co-produção. (Pena & Minayo-Gomes, 2010).
O presente projeto de pesquisa aborda o serviço público e suas transformações, mais particularmente em uma instituição federal de ensino, que congrega tanto o ensino médio, o técnico e o superior. Os processos de trabalho ali praticados, seja por servidores administrativos ou docentes, vem sofrendo grandes modificações, tendendo a uma gestão gerencialista do serviço público, opondo-se muitas vezes a ética do serviço público enquanto um bem, ao ditames das metas de qualquer outro setor produtivo em nossa sociedade. Nosso interesse está em explicitar e dar visibilidade a processos de trabalho de servidores públicos dessa instituição com o intuito de estudar os efeitos psicossociais desse tipo de atividade para os trabalhadores que ali atuam.
Data de início: 01/08/2012
Prazo (meses): 24