Processos de trabalho em transformação: o caso de uma Instituição Federal de Ensino.

Resumo: Vários estudos em saúde mental no trabalho têm apontado, nas últimas décadas, as implicações da organização do trabalho nos processos saúde-doença (SELLIGMAN-SILVA, 1999 2001, 2007; SATO, 2005; MOULIN, 2000/2001; JARDIM, 2001; DEJOURS, 1993; VASCONCELOS e FARIA, 2007). Em meio à escassez mundial de empregos, o serviço público no Brasil vem se apresentando como uma alternativa de emprego socialmente desejada; em parte, devido à garantia de estabilidade, e em alguns casos, em razão da remuneração atribuída aos trabalhadores de alguns de seus setores. Algumas características específicas do setor terciário. Evidenciamos aqui o aspecto da simultaneidade, ou seja, pelo fato da produção do serviço ocorrer no momento em que ele é consumido. Essa característica traz outros desdobramentos – uma vez que não podem ser estocados, acumulados, os serviços também assumem um caráter intangível, assim como se torna mais difícil comensurar sua produção. Ao mesmo tempo, trata-se de processos produtivos que asseguram uma relação mais direta entre trabalhadores e consumidores/usuários, por meio da qual, se constituem, conforme o grau de aproximação entre as duas partes, relações de co-produção. (Pena & Minayo-Gomes, 2010).
O presente projeto de pesquisa aborda o serviço público e suas transformações, mais particularmente em uma instituição federal de ensino, que congrega tanto o ensino médio, o técnico e o superior. Os processos de trabalho ali praticados, seja por servidores administrativos ou docentes, vem sofrendo grandes modificações, tendendo a uma gestão gerencialista do serviço público, opondo-se muitas vezes a ética do serviço público enquanto um bem, ao ditames das metas de qualquer outro setor produtivo em nossa sociedade. Nosso interesse está em explicitar e dar visibilidade a processos de trabalho de servidores públicos dessa instituição com o intuito de estudar os efeitos psicossociais desse tipo de atividade para os trabalhadores que ali atuam.

Data de início: 2012-08-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Maria das Graças Barbosa Moulin
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