Relações de gênero e a Pós-Graduação: representações e vivências de estudantes

Resumo: Transformações relacionadas ao gênero e ao universo de trabalho ocorridas nas últimas décadas revelam a existência de um contexto sociocultural de cobranças relativas à construção de uma carreira profissional bem sucedida - o que envolve grande dedicação e disponibilidade de tempo - em paralelo com outro tipo de cobrança que também exige dedicação: formar e cuidar de uma família. Buscando compreender aspectos de tal necessidade de conjugar opções e objetivos busca-se investigar se e como as relações de gênero influenciam o processo de construção de carreira acadêmica, bem como investigar as representações de pós-graduandos do sexo masculino e feminino quanto a essas questões. O foco na carreira acadêmica se justifica pela expressiva extensão da formação além da graduação. Pretende-se investigar as representações de estudantes de Pós-Graduação stricto sensu sobre aspectos de gênero e sobre carreira acadêmica, buscando compreender como se articulam e como são identificadas história de vida dos participantes. Os dados serão coletados por meio de entrevista semi-estruturada e por análise de conteúdo e serão discutidos utilizando como principal aporte teórico a Teoria das Representações Sociais.

Data de início: 01/08/2011
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado MARIANE RANZANI CISCON EVANGELISTA
Coordenador PAULO ROGÉRIO MEIRA MENANDRO
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910