Construindo a carreira acadêmica: Investigando a adaptação dos estudantes brasileiros à pós-graduação

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais dos estudantes de pós-graduação brasileiros após a entrada no doutorado. O impacto causado pela entrada na pós-graduação está associado a demandas específicas desse tipo de carreira, podendo ter uma importante influência na saúde dos estudantes. Para investigar este tema, uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa) será utilizada. Participantes serão estudantes brasileiros de pós-graduação a nível de doutorado, que serão convidados a responder um questionário on-line envolvendo aspectos cognitivos (valores humanos e morais), afetivos (afetos, satisfação com a vida e saúde geral) e comportamentais (estratégias de enfrentamento), além de perguntas sócio-demográficas e questões abertas acerca das dificuldades enfrentadas durante o curso. Este questionário será aplicado por dois anos seguidos, para o mesmo grupo de estudantes (em um delineamento longitudinal) e para estudantes em diferentes níveis do curso (em um delineamento transversal). Os dados coletados serão analisados de forma a investigar mudanças nos três aspectos estudados ao longo do tempo. Espera-se que tais estudos possam informar o efeito que a vivência da pós-graduação pode ter no bem-estar geral dos participantes e sua influência na hierarquia individual de valores.

Data de início: 2011-08-10
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Valeschka Martins Guerra
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