Dialogicidade e narrativa em redações de crianças

Resumo: Ao contar acontecimentos ou histórias, a criança esforça-se para sustentar um sentido coeso e constante de si mesma. Nesse momento do desenvolvimento, ela aprende a lidar com a pluralidade e a complexidade do conhecimento que tem de si e do mundo, da cultura e da língua. Ao escrever sobre si, o autor expõe idéias, mensagem e pode produzir um sentido de si, numa troca dialógica consigo e com o interlocutor/leitor. Na narração, um conjunto de fatos é disposto e há o desenvolvimento de histórias. A escrita é uma produção feita para o outro no momento em que ocorre por meio de situações dialógicas externas e internas, pois implica uma reflexão por parte do autor sobre aquilo que escreve. Este estudo parte do pressuposto de que a forma escrita da linguagem pode também ser altamente dialógica. Assim, seu objetivo é verificar a presença de indicadores de dialogicidade em redações de crianças com 10 anos de idade e descrever as relações que se estabelecem entre esses indicadores e a estrutura narrativa produzida. Pretende-se, com tais evidências, lançar luz sobre esse período do desenvolvimento em que a linguagem oral já está plenamente estabelecida, e que já se adquiriu a linguagem escrita, para compreender melhor como se dá a passagem da dialogicidade do pensamento para a dialogicidade do texto.

Data de início: 08/03/2009
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador MARIANE LIMA DE SOUZA
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