Investimento em carreira e em filhos: conciliando formação acadêmica e construção de família

Resumo: Ao considerar as transformações relacionadas ao gênero, às configurações familiares e ao universo de trabalho ocorridas nas últimas décadas se constata a existência de um contexto de cobranças relacionadas à construção de uma carreira profissional bem sucedida - o que envolve dedicação - sem excluir expectativas sociais de formar e cuidar de uma família. Buscando compreender aspectos de tal necessidade de conjugar opções e objetivos busca-se investigar como estudantes de Programas de Pós-graduação stricto sensu de uma Universidade Federal têm lidado com a construção de carreira e de família e conhecer quais representações têm guiado essas práticas. Pretende-se conhecer o perfil dos estudantes, suas relações familiares e afetivas, seus planos para o futuro e suas representações de gênero, parentalidade, família e carreira. Os dados serão coletados por meio de questionário, tratados pelo software Evoc e por análise de conteúdo e interpretados utilizando como principal aporte teórico a Teoria das Representações Sociais.

Data de início: 01/09/2010
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado MARIANE RANZANI CISCON EVANGELISTA
Coordenador PAULO ROGÉRIO MEIRA MENANDRO
Transparência Pública
Acesso à informação

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