Enfrentamento psicológico da pandemia de coronavírus

Resumo: O presente estudo baseia-se na psicologia positiva existencial ou na chamada segunda onda da psicologia positiva (PP2.0, Lomas & Ivtzan, 2015; Ivtzan, Lomas, Hefferon & Worth, 2015; Wong, 2011). A psicologia positiva existencial foi desenvolvida de forma a buscar a integração do humanismo existencial com a psicologia positiva. Já a segunda onda representa um desenvolvimento da primeira onda da psicologia positiva (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000). Adicionalmente às qualidades positivas do funcionamento humano proposto pela primeira onda, a segunda onda afirma que para que seja possível fazer com que as pessoas se desenvolvam da melhor forma possível, é necessário aceita o lado negativo da vida. O sofrimento é algo inevitável, mas também potencialmente benéfico. De acordo com este ponto de vista, momentos dolorosos, trauma, morte, doenças, crises existenciais, entre outros, embora sejam instintivamente indesejáveis, também podem promover crescimento pessoal e espiritual (Wong, 2011).
O modo como as pessoas lidam com a adversidade e suas emoções negativas é crucial para seu bem-estar. Estilos de evitação no enfrentamento com as demandas da vida tem sido associado com um número significativo de problemas psicológicos. Embora a adversidade seja geralmente não desejada, também pode ser um forte promotor de crescimento pessoal. No entanto, a adversidade não garante o crescimento. Crescimento pós-traumático depende que dois componentes coexistam: um lado construtivo funcional, baseado na abertura e na aceitação; e um lado disfuncional e ilusório, baseado no autoengano e na evitação cognitiva. O crescimento pós-traumático é explicado pelo lado construtivo e a severidade do estresse pós-traumático, sugerindo que aqueles que sofrem muito, mas aceitam suas experiências têm maior potencial de crescimento.
Outro componente fundamental para lidar com eventos estressantes é o sentido da vida, definido como um “um senso de, e a importância atribuída a, natureza de ser e de sua existência” (Steger, Frazier, & Oishi, 2006, p. 81). Reker e Wong (1988) o descrevem como “a percepção de ordem, coerência e propósito da própria existência, a busca e realização de objetivos importantes e o senso de realização que o acompanha” (p. 221).

Data de início: 04/05/2020
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador VALESCHKA MARTINS GUERRA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910