Representações sociais de amor romântico nas músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2015.

Nome: MARCO ANTONIO DE DEUS PONTUAL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/02/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIANA BONOMO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANO ROBERTO AFONSO DO NASCIMENTO Examinador Externo
MARIANA BONOMO Orientador
ZEIDI ARAUJO TRINDADE Examinador Interno

Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as representações sociais de amor romântico presentes nas letras das músicas, em português, mais executadas nas rádios brasileiras no ano de 2015. Foram analisadas 100 canções, identificadas como as mais tocadas em todos os estados do país pelo AudioMonitor, um software de monitoramento de rádio que acompanha e registra, em tempo real, a programação de mais de 4.500 rádios em todo o território nacional. Para análise dos dados, foram utilizados os recursos da Classificação Hierárquica Descendente do software Alceste e a análise de conteúdo categorial-temática, além de procedimentos de estatística descritiva para fins de caracterização da reprodução musical radiofônica brasileira em 2015. No que se refere ao conteúdo textual das músicas, o tratamento dos dados foi procedido a partir da análise de dois corpora de dados, configurando-se como fases complementares, a saber: corpus 1, contendo 95 músicas que retratavam o amor romântico como tema central de sua narrativa; e corpus 2, composto por 44 canções que abordavam o amor de caráter limerente. Na primeira fase, a análise do Alceste indicou a existência de quatro classes organizadas em dois eixos principais e em dois subeixos. Cada uma das classes se referiu a uma das fases do relacionamento romântico. No primeiro eixo, denominado Discurso sentimental, estão presentes as etapas do relacionamento amoroso, sendo a Classe 1 responsável por elementos associados a interações positivas e ao início do relacionamento, a Classe 2 referente aos elementos de conflito e a Classe 4 a elementos vinculados ao término da relação. O segundo eixo, chamado Contexto de sociabilidade, contendo apenas a Classe 3, de mesmo nome, contempla elementos referentes ao comportamento do indivíduo em contextos variados de onde se pretende iniciar um relacionamento romântico. Em uma segunda análise, realizada através do Alceste utilizando somente as canções classificadas como limerentes, foram evidenciadas duas classes: Classe 1, Estabilidade e euforia, e Classe 2, Instabilidade e desespero. As classes realçam o caráter ambivalente da situação limerente, que se alterna entre estados de extrema alegria e de extrema tristeza. Complementar à Classificação Hierárquica Descendente, a análise de conteúdo, realizada a partir das canções limerentes, evidenciou as fases da limerência em que cada canção se insere (Encontro, Pensamentos aprazíveis, Traços e lembranças, Intensificação por obstáculos, Desespero / euforia e Estabilização) e seus respectivos traços limerentes (Pensamentos intrusivos, Distorção da realidade, Alterações fisiológicas, Alterações emocionais e Comportamentos excessivos). Entre os diversos objetos sociais presentes nas letras das canções analisadas, são discutidos os principais eixos temáticos das representações sociais de amor romântico encontrados: ciclo romântico; amor limerente; dinâmica entre o feminino e o masculino; e associação entre amor romântico e consumo de álcool.

Palavras chave: amor romântico, limerência, rádio, representações sociais, música

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