Competência e juízo moral em estudantes de desing de jogos eletrônicos: um estudo exploratório

Nome: EDUARDO SILVA MIRANDA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 15/08/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Orientador
CLAUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL Examinador Interno
HUGO CRISTO SANTANNA Examinador Externo
LARISSY ALVES COTONHOTO Examinador Externo
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ Examinador Interno

Resumo: Os jogos eletrônicos surgiram nos anos 1970 e foram evoluindo tanto em qualidade gráfica quanto em quantidade de jogadores em todo o mundo. Os enredos, antes primários e superficiais, passaram a apresentar tramas complexas semelhantes as narrativas encontradas na literatura e no cinema. Dentre tais conteúdos, alguns envolvem temas polêmicos e, entre eles, a questão da violência, presente em alguns jogos, tem sido debatida em espaços acadêmicos e na sociedade em geral. Esse panorama leva ao questionamento: os estudantes da área de design de jogos eletrônicos percebem o conteúdo moral de suas produções? Em caso afirmativo, como julgam tal conteúdo? O
objetivo deste trabalho é investigar se há relação entre o nível de competência moral de estudantes do curso de design de jogos eletrônicos e o juízo que tais estudantes apresentam acerca dos conteúdos morais nestes mesmos jogos. Dessa maneira, 44 estudantes de um curso de Design de Jogos Eletrônicos participaram da aplicação do questionário MCT-xt (Moral Competence Test – extended) e destes, 21 estudantes foram submetidos a uma entrevista semiestruturada visando aprofundamento de alguns temas. Os resultados, analisados no contexto da psicologia da moralidade, fundamentada nos
trabalhos de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Georg Lind, permitem afirmar que o grupo pesquisado apresenta níveis médios de competência moral, sendo, portanto, capazes de estabelecer um julgamento moral quando solicitados. Entretanto, a amostra se mostrou superficial quando foi convidada a avaliar o conteúdo de videogames e de suas próprias11 produções, localizando as responsabilidades acerca do conteúdo moral dos jogos eletrônicos em terceiros. Tais resultados permitem avaliar que os entrevistados parecem
não se implicar de forma autônoma no conteúdo dos videogames, evitando assumir responsabilidades quanto ao produto que desenvolvem e apresentam à sociedade em geral.

Palavras-chave: Videogame. Jogos de Vídeo. Designer de Jogos eletrônicos. Psicologia da Moralidade. Competência moral

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