Dotação intelectual, talento acadêmico e dimensões de autoconsciência em universitários

Nome: TAÍSA CANDIDO DE BATISTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/08/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIANE LIMA DE SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE Examinador Interno
CARLY CRUZ Examinador Externo
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Examinador Interno
CLAUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL Suplente Interno
KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA Suplente Interno

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Resumo: Autoconsciência é a habilidade de o indivíduo se tornar objeto de sua própria consciência.
Diversos autores sugerem que ela pode desempenhar importantes papéis na caracterização e
desenvolvimento de talentos. Esta dissertação desdobra-se em dois estudos, apresentados em
forma de artigos, e objetivou investigar a possível relação entre a autoconsciência e a presença
de Dotação e Talento (D&T), mais especificamente, a presença da dotação intelectual e
talento acadêmico em estudantes universitários. Para a concretização do primeiro artigo, de
natureza teórica, foi realizada uma análise da produção científica dos últimos 20 anos, a partir
do Portal Periódicos Capes, a fim de apresentar as principais publicações que, de alguma
forma, relacionaram a autoconsciência com a D&T. Foram recuperados 14 artigos e estes
foram analisados descritiva e qualitativamente. Concluiu-se que a autoconsciência pode
desempenhar diferentes papéis na vida dos talentosos bem como no desenvolvimento dos seus
talentos, de acordo com teorias distintas. O segundo artigo, de natureza empírica, contou com
a participação de 718 estudantes universitários, que responderam coletivamente ao Teste dos
Cubos, ao Questionário de Ruminação e Reflexão e a um Questionário de Caracterização
Sociodemográfica. Os resultados evidenciaram que não houve correlação significativa entre
as dimensões de autoconsciência e D&T. Nesta amostra, um indivíduo academicamente
talentoso consegue ser bem-sucedido na resolução dos problemas que lhe são apresentados
em sua vida, independente da intensidade e frequência com que coloca a si próprio como foco
de seu pensamento. Sugere-se estudos futuros que façam uso de diferentes escalas de
autoconsciência bem como populações universitárias mais variadas em relação aos cursos.

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