Menos Com Menos Dá Mais? Análise de Desempenho de Alunos de 6ª e 8ª Séries de Ensino Fundamental no Jogo Mattix

Nome: CLAUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 12/12/2008

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO CARLOS ORTEGA Examinador Interno
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Examinador Interno
LINO DE MACEDO Examinador Externo
MEIRE ANDERSAN FIOROT Examinador Externo
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ Orientador

Resumo: Nesta tese, objetivou-se avaliar a expectativa de auto-eficácia, de acordo com a Teoria Social Cognitiva, e o desempenho de estudantes no jogo Mattix, sob aspectos da Psicologia Genética e da Teoria dos Jogos. Participaram da pesquisa 34 alunos, de ambos os sexos, estudantes das 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, da cidade de Vitória, no Espírito Santo. Cada participante jogou três partidas, contra dois oponentes de sua própria turma e respondeu, individualmente, a quatro situações-problema. As partidas foram filmadas e analisadas pela pesquisadora e por duas juízas independentes. Avaliaram-se os seguintes aspectos: 1) a expectativa de auto-eficácia (perder, ganhar ou empatar) do participante antes de cada rodada de partidas; 2) o desempenho (níveis de análise heurística, de conduta e de minimax) durante as partidas e as situações-problema; 3) o resultado final (perdeu, ganhou) após cada partida; 4) a contagem de pontos e os procedimentos empregados para realizá-la. Tratamentos estatísticos paramétricos e não-paramétricos foram utilizados na análise dos dados. Entre os resultados, encontraram-se associações, positivamente orientadas, entre expectativas de auto-eficácia e resultado final nas rodadas; diferenças entre níveis de análise heurística, níveis de conduta e níveis de minimax apresentados entre as partidas, indicando melhora de desempenho no decorrer delas; diferenças determinadas pelo sexo dos participantes em relação aos níveis de análise heurística nas partidas e níveis de minimax tanto nas partidas quanto nas situações-problema, com melhor desempenho dos meninos; e diferenças devido à série dos participantes, nos níveis de análise heurística, níveis de conduta, níveis de minimax e procedimento de contagem de pontos nas partidas, com melhor desempenho dos alunos da 8ª série. Houve ausência de associações entre contagem correta ou incorreta dos pontos com série ou sexo dos alunos, porque, independentemente desses fatores, na maioria das partidas a contagem foi incorreta. Houve associações positivamente orientadas entre níveis de análise heurística e níveis de conduta. A maioria dos participantes contou incorretamente os pontos ao final da partida. Procedimentos mais complexos de contagem de pontos estiveram associados a contar corretamente os pontos. Houve associações entre o desempenho nas partidas e nas situações-problema apenas nos níveis de minimax II e V. O jogo Mattix mostrou-se ferramenta importante para avaliação e intervenção nas áreas de Psicologia e Educação, principalmente no que se refere ao conhecimento matemático.

Palavras-chave: Jogo de regras; Teoria dos Jogos; auto-eficácia; Psicologia Genética.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910