GENTE JOVEM REUNIDA: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ADOLESCÊNCIA/JUVENTUDE A PARTIR DE TEXTOS JORNALÍSTICOS

Nome: MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/02/2004

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LEÔNCIO CAMINO RODRIGUES LARRAÍN Examinador Externo
LÍDIO DE SOUZA Examinador Interno
MARIA MARGARIDA PEREIRA RODRIGUES Examinador Interno
VANIA MARIA LOSADA MOREIRA Examinador Externo
ZEIDI ARAUJO TRINDADE Orientador

Resumo: A análise das informações sobre adolescência/juventude que circularam em diferentes momentos da realidade brasileira pode contribuir para a compreensão de como a adolescência é representada. Partindo da perspectiva da Teoria das Representações Sociais este trabalho investigou as representações sociais da adolescência/juventude em dois momentos da história recente, a partir de matérias jornalísticas publicadas na revista VEJA. Foram selecionados para a investigação os períodos de 1968 a 1974 (Primeiro Período) e de 1996 a 2002 (Segundo Período). A análise das matérias foi feita com a utilização do software ALCESTE, ferramenta apropriada para organização e tratamento de dados textuais em grande volume. Os resultados do Primeiro Período possibilitaram identificar dois grupamentos, cada um deles contendo três elementos de representação. No primeiro grupamento as representações estão organizadas em torno das seguintes idéias: projetos de futuro; jovens como rebeldes; jovens como eleitores. No segundo grupamento foram identificadas idéias de: irreverência e descompromisso como estilo de vida; jovens como estudantes; jovens como militantes. No Segundo Período também foram identificados dois grupamentos, cada um deles contendo três elementos de representação. No primeiro grupamento as representações relacionam-se às seguintes idéias: responsabilidade familiar na criação do adolescente; prevenção de comportamentos de risco; educação e trabalho. No segundo grupamento identificamos representações relacionadas às seguintes idéias: compromisso com o prazer; noção de vulnerabilidade dos adolescentes; adolescentes como protagonistas de violência. Os resultados foram analisados tendo como base os contextos históricos e sociais de cada período e depois discutidos de forma a integrá-los. Na integração dos resultados foi possível apontar semelhanças e diferenças nas representações sociais de adolescência dos dois períodos pesquisados, bem como explicitar a ancoragem das representações nos conhecimentos científicos sobre a adolescência situados historicamente.

PALAVRAS-CHAVE: Adolescência Juventude Representações Sociais Análise de Dados Textuais.

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