Reciprocidade nas trocas sociais de crianças e adolescentes: um estudo sobre aspectos cognitivos, sociais, afetivos e morais do desenvolvimento

Nome: CAROLINE BENEZATH RODRIGUES BASTOS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/09/2020

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALICE MELO PESSOTTI Examinador Externo
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Suplente Interno
CLAUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL Examinador Interno
DAIANA STURSA DE QUEIROZ Examinador Externo
HELOISA MOULIN DE ALENCAR Suplente Interno

Páginas

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar como ocorre a reciprocidade nas trocas sociais de crianças e adolescentes. Foram avaliados aspectos cognitivos, sociais e morais do desenvolvimento humano e foi verificado como tais aspectos estão relacionados com a manifestação da reciprocidade nas trocas sociais. Participaram da pesquisa 20 estudantes do 3º ao 8o ano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) localizada na cidade de Vitória-ES, sendo 10 crianças na faixa-etária de 9 a 10 anos e 10 adolescentes na faixa-etária de 13 a 14 anos. Foram utilizados dois instrumentos baseados na Teoria Piagetiana e aplicados com base no Método Clínico Piagetiano. O primeiro trata-se da “Adaptação do Instrumento de Avaliação do Nível de Desenvolvimento Cognitivo (IANDC)”, que classificou as noções de reversibilidade lógica e de conservação de substância, de peso e de volume dos participantes. O segundo instrumento, intitulado “Trocas Sociais e Aspectos Morais no Conto de Fadas ‘A Pequena Sereia’”, classificou o nível de desenvolvimento moral e os tipos de trocas sociais apresentados pelos participantes. A coleta de dados ocorreu na própria escola, foi gravada em áudio e vídeo e as informações foram posteriormente inseridas em protocolos. Os dados foram analisados qualitativamente, também com base no Método Clínico Piagetiano, a partir de critérios e categorias de análise de dados pré-estabelecidas baseadas nos conceitos investigados. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes se encontra na etapa de transição para a aquisição da noção de reversibilidade lógica. A maioria das crianças não apresentou de forma completa as noções de conservação de substância, de peso e de volume; e a maioria dos adolescentes não apresentou de forma completa as noções de conservação de peso e de volume. Também foi observado que com o avanço das faixas etárias há um progresso em direção à completude das noções cognitivas investigadas. Em relação aos aspectos morais, os resultados apontaram que a maioria dos participantes se encontra na etapa de transição entre a heteronomia e a autonomia, de forma que os adolescentes apresentaram níveis de desenvolvimento moral mais avançados do que as crianças. Além disso, a grande maioria das crianças e dos adolescentes manifestou a reciprocidade moral, a gratidão e o perdão em suas trocas sociais, não havendo diferença em relação às faixas etárias. Porém, grande parte dos participantes não estendeu a necessidade de retribuir moralmente atitudes benevolentes recebidas para trocas sociais que não contemplam vínculos afetivos. Conclui-se que os indivíduos com ausência da noção de reversibilidade lógica e na etapa de transição entre a heteronomia e a autonomia podem apresentar a reciprocidade moral em suas trocas sociais. Por outro lado, conforme esperado, os indivíduos que possuem a noção completa de reversibilidade lógica e de autonomia moral são capazes de apresentar a reciprocidade moral, mas não necessariamente irão manifestá-la em todas as situações. Considerando que a reciprocidade moral implica no respeito mútuo e é importante para a coletividade, enfatiza-se a necessidade de promovê-la nos diferentes tipos de trocas sociais vivenciados pelos indivíduos.

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