Violencia contra la mujer dentro de las relaciones del pareja en el cine latinoamericano

Nome: DANIELA MARISOL PÉREZ ANGARITA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/03/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AGNALDO GARCIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AGNALDO GARCIA Orientador
LORENA QUEIROZ MERIZIO COSTA Suplente Externo
LUCIANA TELES MOURA Suplente Externo
MIRIAN BECCHERI CORTEZ Examinador Externo
PAULO ROGÉRIO MEIRA MENANDRO Examinador Interno

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Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as representações da violência contra a mulher nos relacionamentos de casal no cinema latino-americano, para as quais foram selecionados oito (8) filmes: Amores perros (González, México, 2000); Amor y frijoles (Kodath & Pereira, Honduras, 2009); Cicatrices (Del Toro, México, 2005); Ella y él (Pérez-Garland, Perú, 2015); Salsipuedes (Luque, Argentina, 2012); Sexo con amor (Quercia, Chile, 2003); Un novio para mi mujer (Taratuto, Argentina, 2008); Vidas partidas (Schetman, Brasil, 2017). Trata-se de um estudo descritivo-documental baseado na análise de produções cinematográficas realizadas na América Latina. Trabalhou-se com a análise temática (Braun e Clarke, 2006), que é um método analítico qualitativo usado em psicologia, além das contribuições teóricas sobre a violência simbólica e cultural e as teorias feministas do cinema. Para desenvolver a análise, foi feita uma classificação em dois temas principais: violência contra a mulher em relações íntimas (físicas, sexuais, psicológicas e patrimoniais) e micromachismos (utilitários, encobertos, coercitivos e de crise). Outros fatores também foram considerados para a análise, tais como: características das personagens, contexto em que a violência ocorre, causas e conseqüências da violência, justificativa e tratamento da violência. Os resultados mostram que as manifestações dos diferentes tipos de violência contra a mulher realizada pelo parceiro íntimo ocorrem simultaneamente e em várias ocasiões, com predomínio de agressão psicológica e outras expressões de coerção. Também se evidenciou que as possíveis causas de violência e micromachismos contra as mulheres aparecem na maioria dos casos, justificadas e atribuíveis a si mesmas, elas são responsabilizadas pela violência que recebem, aliviando o cônjuge das responsabilidades pelos atos realizados, executando a representação dessa problemática social com base em uma concepção e perspectiva altamente misógina e machista. Enfatiza-se que, tanto a violência expressada diretamente, como a representada simbolicamente por meio de sinais ou sequelas de violência, são igualmente significativas. Observando as representações da violência e micromachismos, confirmou-se que a conjunção de elementos técnicos e artísticos distintivos do cinema é relevante para a análise.

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