Histórico

Objetivo do curso: Visamos formar profissionais com competência ética, política, técnica e científica, respeitando o Código de Ética do Profissional Psicólogo e atentando para a articulação das atividades profissionais com a realidade social. Os eixos norteadores abarcam:
1) a Psicologia como um campo estruturado e de dispersão de conhecimentos e como área de aplicação;
2) A integração necessária entre ensino, pesquisa e extensão;
3) Formação sócio-crítica;
4) Formação inventiva. 

O Curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, vinculado atualmente ao Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), teve sua proposta de criação recomendada pela Resolução 18/78 do Conselho de Ensino e Pesquisa, de 27/06/1978, e foi criado em 03/07/1978 através da Resolução 11/78 do Conselho Universitário. O curso iniciou seu funcionamento em 1979 e foi reconhecido pela Portaria de nº 143 do MEC, baseada no parecer do Conselho Federal de Educação de nº 873/85, publicada no Diário Oficial da União em 21 de Fevereiro de 1986.

Desde a sua criação têm sido oferecidas 60 (sessenta) vagas anuais obedecendo a duas entradas, 30 (trinta) no primeiro e 30 (trinta) no segundo semestre letivo.Atualmente encontram-se matriculados 330 (trezentos e trinta) alunos nos dez períodos regulares. O curso tem funcionamento diurno, predominantemente vespertino. A carga horária total exigida para a graduação é de no mínimo 4.050 horas e a conclusão do curso deve ocorrer em no mínimo 9 e no máximo 18 semestres letivos.

Em 1994 o Departamento de Psicologia foi desmembrado em dois: Departamento de Psicologia e Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento.

Em 2011 foi aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UFES o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que se constitui na primeira proposição de reformulação curricular mais abrangente após 30 anos de implantação do curso. O novo projeto visa à atualização curricular e a adequação do curso de psicologia aos princípios e fundamentos estabelecidos pela Resolução nº 08 de maio de 2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Psicologia.

A formação profissional atual é generalista e os alunos recebem o grau de PSICÓLOGO, o que habilita os graduados a exercerem atividades em quaisquer das áreas de atuação desde que regularmente inscritos no Conselho Regional de Psicologia da região em que pretendem atuar. 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910