Bibliotecas

O Programa tem acesso ao SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFES (SIB/UFES), que conta com seis unidades: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial Tecnológica, Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde, Biblioteca Setorial do CEUNES, Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias e Biblioteca Setorial do Nedtec. O SIB/ UFES dispõe de 263.704 exemplares sendo 115.693 títulos e 2.438 títulos de periódicos. Destas unidades, aquelas de maior interesse para o Programa são a Biblioteca Central e a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde.

Adicionalmente, o Programa também conta com um acervo disponível nos laboratórios, adquiridos com recursos provenientes de diversos projetos de pesquisa. Tal acervo constitui o Setor de Documentação do Programa, implantado em 1994, constituiu seu acervo inicial a partir de doações de livros e periódicos. Desde então, outras publicações vêm sendo periodicamente (normalmente a cada ano) incorporadas ao acervo. No ano de 2006, o Centro de Documentação deixou de ocupar um espaço único, tendo sido desmembrado entre os vários núcleos de pesquisa em que se distribuem docentes e discentes.

A Biblioteca Central é a unidade que coordena os procedimentos técnicos de todas as unidades do SIB/UFES necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da UFES. Possui um acervo de 189.125 exemplares e 90.499 títulos de livros e 4208 exemplares e 2.952 títulos de dissertações e teses.

A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde está situada no Campus Universitário de Maruípe e ocupa uma área 1.200 m2. A Biblioteca é Centro Cooperante da Rede BIREME. Conta com 4 salas para estudo em grupo e serviço de fotocópia. O acervo é composto por aproximadamente 20.750 exemplares e 7.770 títulos de livros e teses e 450 títulos de periódicos.

O SIB/UFES está informatizado com mais de uma centena de computadores ligados à internet. É ativa a participação no Portal de Periódicos da Capes. Além do acesso nas instalações do SIB/UFES, os professores e alunos também fazem o acesso ao Portal da CAPES a partir das várias unidades de ensino. Além desse acesso direto dentro das instalações da Ufes, os professores, alunos, pesquisadores e funcionários têm acesso ao Portal de Periódicos da Capes estando fora da Ufes, de duas maneiras:
(cf. http://www.prppg.ufes.br/apoios-e-servicos/portal-de-periodicos-capes):

I - Através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), usando o link MEU ESPAÇO no canto superior direito da página do Portal, a pessoa utiliza a identificação institucional da UFES, pois a UFES faz parte da CAFe desde 2011;

II - Através do SAR - Serviço de Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES, que foi criado em final de 2008 através da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central.

O SIB/UFES faz parte das seguintes redes: PERGAMUM, BIREME, COMUT, BIBLIODATA, REBAP, REBAE, CCN, ISTEC.

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFES (BDTD/UFES):

Por fim, mas não menos importante, queremos mencionar a BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFES (BDTD/UFES). Ela foi criada em 2006, e disponibiliza, na íntegra, o conteúdo das Teses e Dissertações defendidas nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu da UFES, e está integrada à BDTD Nacional, mantida pelo IBICT. Esta BDTD atende à Portaria N° 13, de 15 de fevereiro de 2006, da CAPES, que exige a entrega de Teses e Dissertações em meios impresso e eletrônico e sua disponibilização na internet.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910