Summary: Resumo: Apoiada na referência teórico-conceitual da Teoria da Identidade Social, a presente proposta de investigação tem como objetivo analisar os processos de identificação social entre crianças negras do município de Cariacica/ES no contexto de comparação social negros-pardos-brancos. Para tanto, participarão do estudo 100 crianças negras, com idades entre 07 e 10 anos, igualmente distribuídas no que se refere à variável sexo, moradoras do bairro Flexal II. Em entrevistas individuais, serão abordadas as seguintes dimensões: preferência étnica e mobilidade social, e valorização das categorias sociais de pertencimento a partir de situações experimentais relativas à beleza, desonestidade, aptidões sociais, competições intelectuais e esportivas. As respostas consistirão na associação entre a situação proposta e uma das figuras apresentadas (pessoa negra, parda ou branca). Os dados serão analisados a partir dos recursos da Análise de conteúdo categorial-temática. Espera que o presente estudo possa contribuir para os debates acerca do preconceito e discriminação racial na Grande Vitória/ES.

Starting date: 2015-08-05
Deadline (months): 24

Participants:

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Coordinator * Paulo Rogério Meira Menandro
Vice coordinator * Mariana Bonomo
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