Summary: Esta pesquisa visa à investigação dos aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais associados às virtudes necessárias à carreira docente. A percepção que docentes têm do que é necessário para ser um bom professor pode estar associada ao seu nível de bem-estar, sentido de vida e aos comportamentos cotidianos direcionados à prática docente. Para investigar este tema, dois estudos serão realizados, contando com a participação de 400 docentes de universidades públicas e privadas, do Espírito Santo, convidados a responder um questionário envolvendo aspectos cognitivos (virtudes, satisfação com a vida, sentido de vida), afetivos (bem-estar no trabalho) e comportamentais (comportamentos docentes, curiosidade e exploração), além de perguntas sociodemográficas. O Estudo 1 tem como objetivo a validação dos instrumentos para o contexto brasileiro. O Estudo 2 tem como objetivo verificar a associação entre os construtos investigados. Espera-se que tais estudos possam informar o efeito que a percepção acerca das virtudes necessárias à carreira docente pode ter no bem-estar geral e na prática docente dos participantes.

Starting date: 2012-08-01
Deadline (months): 24

Participants:

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Coordinator * Paulo Rogério Meira Menandro
Vice coordinator * Valeschka Martins Guerra
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